Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959362
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 1998
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NOGUEIRA, O. L.
HOMMA, A. K. O.
Additional Information: OSCAR LAMEIRA NOGUEIRA, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU.
Title: Importância do manejo de recursos extrativos em aumentar o carrying capacity: o caso de açaizeiros (Euterpe oleracea Mart.) no estuário amazônico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 36., 1998, Poços de Caldas, MG. Agronegócio: quo vadis? anais... Brasília: SOBER, 1998.
Language: pt_BR
Keywords: Extrativismo.
Description: O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é a maior fonte supridora de matéria-prima para a indústria de palmito no Brasil. A forma com que a espécie vem sendo explorada tem ocasionado, em algumas áreas, a sua degradação e a redução da oferta de frutos e de palmito. O objetivo desse trabalho foi o de analisar cinco sistemas de manejo dos açaizais nativos utilizados pelas populações ribeirinhas do estuário amazônico. A pesquisa foi conduzida no município de Igarapé-Miri, Pará, onde foram analisados pelo método do VPL, considerando o horizonte de tempo 0 até , visando subsidiar a definição de técnicas que auxiliem o manejo racional do açaizeiro. Verificou-se que a coleta de frutos é mais lucrativa que a extração de palmito, e que o manejo é uma prática que aumenta a produtividade e a rentabilidade dos açaizais nativos de várzea.
Thesagro: Açaí
Economia
Manejo.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Year: 2013-06-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC89.pdf215,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace