Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961602
Título: Produtividade de cultivares de feijão-caupi em solos de baixa fertilidade, em municípios do estado do Pará.
Autoria: RODRIGUES, J. E. L.
BOTELHO, S. M.
TEIXEIRA, R. N.
RODRIGUES, J. A.
EL HUSNY, J. C.
CELESTINO FILHO, P.
ROCHA, M. de M.
Afiliação: JOAO ELIAS LOPES F RODRIGUES, CPATU; SONIA MARIA BOTELHO ARAUJO, CPATU; RAIMUNDO NONATO GUIMARAES TEIXEIRA, CPATU; JOSE ADERITO RODRIGUES FILHO, CPATU; JAMIL CHAAR EL HUSNY, CPATU; PEDRO CELESTINO FILHO, CPATU; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Conteúdo: Quatro cultivares de feijão-caupi, provenientes do Programa de Melhoramento da Embrapa Meio Norte, foram cultivadas nos municípios de Belém, São Francisco, Salvaterra, Bragança, Altamira e Soure, no estado do Pará, com objetivo de avaliar sua produtividade nas condições edafoclimáticas desses municípios, através do método de unidades demonstrativas, utilizando como adubação a fórmula comercial NPK (10:28:20) As parcelas de cultivo foram compostas por cinco linhas de plantas de 10,0 m de comprimento, espaçadas de 0,80 m entre linhas e de 0,25 m entre plantas, totalizando 40,0 m2 cada parcela. Em Belém, todas as cultivares apresentaram produtividades elevadas, com valores superiores a 3000 kg ha-1, sendo que BRS Gurgueia (4335 kg ha-1) apresentou a maior produção de grãos. As cultivares apresentaram comportamento diferenciado, conforme as diferentes condições edafoclimáticas dos municípios. A cultivar BRS Marataoã teve maior produção em Belém e menor em Soure, enquanto BRS Paraguaçu foi mais produtiva em Belém e menos em Bragança. Já a BRS Xiquexique foi mais produtiva em Belém, diminuindo a produção em Altamira e a BRS Gurguéia obteve maior produção em Belém e menor nas condições de Salvaterra e Soure. Deve-se ressaltar que a maior produtividade observada nas UDs foi da cultivar BRS Gurguéia, na UD de Belém. Entre as UDs, Belém obteve a maior média de produtividade (3 606 kg ha-1), enquanto as médias de Bragança, Altamira e Soure ficaram abaixo de 1 000 kg ha-1, porém acima da média estadual.
Thesagro: Vigna Unguiculata
Palavras-chave: Produtividade de grãos
Melhoramento genético
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
228j.pdf354,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace