Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961696
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RAMOS, H. M. M.
BASTOS, E. A.
ANDRADE JUNIOR, A. S. de
CARDOSO, M. J.
NASCIMENTO, F. N.
Additional Information: HERBERT MORAES MOREIRA RAMOS, UFPI; EDSON ALVES BASTOS, CPAMN; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; FÁBIO NUNES NASCIMENTO, UFPI.
Title: Eficiência do uso da água e produtividade de grãos do feijão-caupi sob diferentes regimes hídricos.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/075b.pdf. Acesso em: 09 jul. 2013.
Keywords: Rendimento de grão
Manejo de irrigação.
Description: O feijão-caupi é cultivado, predominantemente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, constituindo-se em uma importante fonte de emprego e renda regional. A baixa produtividade de grãos ainda é um fator limitante para cultura. Uma das tecnologias para aumentar essa produtividade é o manejo adequado da irrigação. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes lâminas de irrigação sobre a produtividade de grãos secos e a eficiência do uso da água no cultivo de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.). O experimento foi conduzido na Embrapa Meio-Norte, em Teresina, Piauí, de setembro a novembro de 2009, utilizando as cultivares BRS Guariba (porte semi ereto) e BRS Paraguaçu (porte prostrado). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliadas cinco lâminas de irrigação, estabelecidas com base em frações da evapotranspiração de referência (25, 50, 75, 100 e 125% da ETo), estimada pelo método de Penman-Monteith. As lâminas de irrigação que proporcionaram a máxima produtividade de grãos secos foram as de 449 mm e 370 mm com, 1.580,67 kg ha-1 (BRS Guariba) e 1.207,75 kg ha-1 (BRS Paraguaçu) respectivamente. A máxima eficiência de uso da água, 4,20 kg/ha/mm e 4,29 kg/ha/mm foram obtidas com a aplicação das lâminas de irrigação 326 mm e 279 mm, respectivamente, para as cultivares BRS Guariba e BRS Paraguaçu. A cultivar BRS Guariba apresentou melhor desempenho produtivo quando comparada com a cultivar BRS Paraguaçu. No entanto, a cultivar BRS Paraguaçu é mais eficiente no uso da água quando esta é um fator limitante.
Thesagro: Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-07-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
075b.pdf229,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace