Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961705
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, M. B. de
SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
CARVALHO, A. J. de
LACERDA, M. L.
SOUZA, V. B. de
Additional Information: MARINA BORGES DE OLIVEIRA, UNIMONTES; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; ABNER JOSÉ DE CARVALHO, UNIMONTES; MARLON LOPES LACERDA, UNIMONTES; VANET BATISTA DE SOUZA, UNIMONTES.
Title: Arquitetura e valor de cultivo de linhagens de feijão-caupi de porte prostrado e semi-prostrado, no Norte de Minas Gerais.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/113b.pdf. Acesso em: 09 jul. 2013.
Keywords: Ensaios de VCU.
Description: O feijão-caupi apresenta grande variabilidade genética desde cultivares com hábito de crescimento determinado e porte ereto, até cultivares com hábito de crescimento indeterminado e porte prostrado, além disso, com adaptabilidade diferenciada nas diversas regiões de cultivo. Objetivou-se avaliar a arquitetura e o valor de cultivo (VC) de linhagens de feijão-caupi de porte prostrado e semiprostrado na região Norte de Minas Gerais. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Montes Claros, localizada em Janaúba, MG. Os tratamentos se constituíram de 20 genótipos, sendo 15 linhagens e 5 cultivares comerciais que juntas compõem os ensaios de VCU. As parcelas foram compostas por quatro fileiras de plantas espaçadas de 1m entre si, com dez plantas por metro. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliados, a arquitetura e o VC das plantas, por ocasião da maturidade fisiológica das vagens, utilizando escalas de notas atribuídas visualmente. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância. As médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5 % de significância. Todas as linhagens apresentam arquiteturas semelhantes às alcançadas pelas cultivares utilizadas. As linhagens MNCO2-677F-2, MNCO2-675-9-5, MNCO2-676F-1, MNCO2-680F-12 e MNCO3-761F-1, apresentam VC superior ás demais linhagens avaliadas e também ás cultivares BRS-XIQUEXIQUE e BRS-MARATAOÃ, porém são semelhantes às cultivares BR 17-GURGUÉIA, BRS-JURUÁ e BRS-ARACÊ.
Thesagro: Melhoramento
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-07-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
113b.pdf289,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace