Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/962010
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, E. N. T. D.
VERDOLIN, A. L. G.
COSTA, R. V. da
COTA, L. V.
SILVA, D. D. da
SILVA, O. A. da
Additional Information: Erika Nayara Tomacheski Diniz Alves, BOLSISTA; Ana Laura Guimarães Verdolin, BOLSISTA; RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; OSNI ALVES DA SILVA, CNPMS.
Title: Alternativas de controle para redução de grãos ardidos na cultura do milho.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2013, Sete Lagoas. [Trabalhos apresentados]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2013.
Language: pt_BR
Description: As podridões de espiga e grãos ardidos estão entre as principais doenças da cultura do milho. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da resistência genética e densidade de plantio na incidência de grãos ardidos na cultura do milho. O experimento de resistência genética foi conduzido nas cidades de Indianópolis -MG e Guarda-Mor –MG. O experimento de densidade de plantio foi conduzido na cidade de Sete Lagoas –MG. Realizaram-se identificação e quantificação dos grãos ardidos das amostras de grãos colhidos nos experimentos. Foi realizado o Teste de Patologia de Sementes, através do método do papel de filtro umedecido, para identificação dos fungos associados à ocorrência de grãos ardidos. Foram identificadas cultivares com alto nível de resistência a grãos ardidos. O aumento da densidade de plantio resultou em aumento na incidência de grãos ardidos. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que a resistência genética é uma alternativa viável de controle de fungos que atacam as espigas, e o aumento na densidade de plantio influencia a incidência de grãos ardidos na cultura do milho.
Thesagro: Zea mays
Genótipo
Resistência genética
Densidade de plantio
Patógeno
Data Created: 2013-07-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alternativascontrole.pdf65,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace