Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963301
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, P. H. S. da
CARVALHO, D. da P.
BARRETO, A. L. H.
CASTRO, M. de J. P. de
Additional Information: PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; DIEGO DA PAZ CARVALHO, UFPI; ANA LUCIA HORTA BARRETO, CPAMN; MARIA DE JESUS PASSOS DE CASTRO, UNESP, Botucatu, SP.
Title: Eficiência de doses do óleo essencial de Piper tuberculatum Jacq. sobre adultos do pulgão-preto-do-feijão-caupi Aphis craccivora Koch.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/180a.pdf. Acesso em: 02 ago. 2013.
Keywords: Inseticida botânico
Planta inseticida.
Description: Os produtos de origem vegetal são fontes potenciais de recursos para a produção de novos inseticidas. Plantas com ação inseticida têm sido utilizadas como método alternativo de controle por meio de produtos com formulação em pó, extratos e óleos essenciais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a a eficiência do óleo essencial das folhas da pimenta-de-macaco Piper tuberculatum Jacq. no controle do pulgão-preto-do-feijão-caupi Aphis craccivora Koch em condições de laboratório. A exposição dos insetos ao óleo essencial foi feita nas concentrações de 10-4; 10-3; 10-2; 10-1 e 1%, utilizando-se como solvente acetona e a mesma substância como testemunha. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetições. Os dados do número de insetos vivos encontrados em cada placa após 24 horas da aplicação do óleo foram analisados pelo Teste F e as médias comparadas pelo Teste de Scott- Knott a 5 % de probabilidade. A eficiência dos tratamentos foi calculada pela fórmula de Abbott. O óleo essencial de P. tuberculatum mostrou-se tóxico para adultos de A. craccivora a partir da concentração de 10-2%, sendo a maior toxicidade apresentada na concentração de 1% que diferiu significativamente das demais. A eficiência nessa concentração foi de 95% após 24 horas da aplicação dos tratamentos.
Thesagro: Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-08-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
180a.pdf172,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace