Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963316
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, M. P. P.
CARVALHO, L. L. de M.
SILVA, P. H. S. da
Additional Information: MÁRCIA PATRÍCIA PAULA NASCIMENTO, UFPI; LAYSA LUNA DE MOURA CARVALHO, UESPI; PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN.
Title: Atratividade de cultivares de feijão-caupi para alimentação de mosca-branca.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/180b.pdf. Acesso em: 02 ago. 2013.
Keywords: Resistência de plantas a insetos.
Description: A ocorrência de pragas durante o ciclo de cultivo do feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] tem contribuído significativamente para os baixos rendimentos da cultura, afetando a produção e qualidade dos grãos. O método de controle de pragas com base na resistência de plantas vem se destacando por apresentar várias vantagens como a conservação ambiental e a não seleção de formas resistentes de insetos pragas. O presente foi conduzido na Embrapa Meio-Norte em Teresina ? PI e teve como objetivo avaliar a atratividade de cultivares de feijão-caupi para alimentação da mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B em condições de casa de vegetação, sob infestação natural e livre chance de escolha. Para a avaliação, foram semeadas em vasos, sementes de 20 cultivares de feijão-caupi oriundas do banco de germoplasma do referido órgão. Foram feitas contagens semanais de adultos aos 13, 20, 26, 34, 41 e 47 dias após a semeadura das sementes que corresponde ao período vegetativo das plantas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com três repetições. Os dados obtidos das leituras foram submetidos à análise de variância pelo teste F e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Os resultados revelam que as cultivares Corujinha e Capela, que não diferiram entre si, foram as mais atrativas, seguidas da cultivar Paraguaçu. As três cultivares diferiram significativamente das demais.
Thesagro: Bemisia Tabaci
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-08-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
180b.pdf311,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace