Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963408
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAIA, M. A.
GUIMARÃES, E. C.
HAMADA, E.
GOMES, M. A. F.
Additional Information: MARCO AURÉLIO MAIA, UFU; EDNALDO CARVALHO GUIMARÃES, UFU; EMILIA HAMADA, CNPMA; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA.
Title: Dependência espacial de atributos químicos dos solos da região do Alto Taquari.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOESTATÍSTICA APLICADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2013, Botucatu. Anais... Botucatu: Unesp, 2013. 6 p.
Language: pt_BR
Keywords: Estatística multivariada
Escalonamento de semivariograma
Componentes principais
Geoprocessamento
Description: Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a variabilidade espacial dos elementos químicos do solo por meio da técnica de componentes principais, construção de semivariogramas e mapas, para entender o comportamento dos dados. A área de estudo compreende a região do Alto Taquari ? região das nascentes do Rio Araguaia, que ocupa partes dos territórios do extremo sudeste do Estado de Mato Grosso e partes do sudoeste do Estado de Goiás. No local, avaliou-se 372 pontos amostrais georreferenciados, determinando-se os principais atributos químicos do solo na profundidade 0-20 cm. Foi feita uma análise descritiva prévia das variáveis, para posteriormente utilizar a técnica de componentes principais e de análise geoestatística. A técnica multivariada de componentes principais permitiu concluir que o primeiro componente possui uma correlação positiva muito forte com o nível de toxicidade do solo, o que diminui o índice de bases trocáveis. Já o segundo componente apresentou correlação negativa com a matéria orgânica, concluindo uma baixa fertilidade do solo. A análise geoestatística dos componentes revelou uma dependência espacial moderada com ajuste exponencial de semivariograma. Os semivariogramas foram escalonados indicando comportamento semelhante da variabilidade dos dois componentes.
Thesagro: Solo
Química do solo
Análise estatística
NAL Thesaurus: Soil chemical properties
Multivariate analysis
Principal component analysis
Year: 2013-08-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013AA15.pdf328,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace