Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963656
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERREIRA NETO, J. R. C.
COSTA, M. M. R.
PANDOLFI, V.
SILVA, R. L. de O.
SILVA, K. J. D. e
NEPOMUCENO, A. L.
BRONDANI, R. P. V.
BENKO-ISEPPON, A. M.
KIDO, É. A.
Additional Information: JOSÉ RIBAMAR COSTA FERREIRA NETO, UFPE; MONIQUE M. RODRIGUES COSTA, UFRPE; VALESCA PANDOLFI, UFPE; ROBERTA L. DE OLIVEIRA SILVA, UFPE; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; ALEXANDRE LIMA NEPOMUCENO, CNPSO; ROSANA P. VIANELLO BRONDANI, CNPAF; ANA M. BENKO-ISEPPON, UFPE; ÉDERSON AKIO KIDO, UFPE.
Title: Modulação transcricional de genes associados à fosforilação oxidativa em genótipos contrastantes de feijão-caupi submetidos à desidratação radicular.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/345a.pdf. Acesso em: 09 ago. 2013.
Keywords: Transcriptômica
SuperSAGE
Bioinformática.
Description: Mitocôndrias são conhecidas como as "estações energéticas" da célula. Elas abrigam o processo de fosforilação oxidativa, através do qual o transporte de elétrons por meio de carreadores é acoplado ao bombeamento de prótons para o espaço intermembranar gerando um gradiente eletroquímico que fornece energia para a síntese de ATP. Tal molécula é de suma importância para os organismos vivos, pois cede energia para os processos celulares. No presente trabalho, foi analisada, via unitags SuperSAGE e de acordo com a base de dados KEGG, a regulação dos genes associados a enzimas participantes da fosforilação oxidativa, em genótipos contrastantes de feijão-caupi cultivados em hidroponia e submetidos à desidratação radicular por até 150 min. Resultados apresentaram um painel de genes diferencialmente regulados, sendo as principais divergências transcricionais entre os genótipos associadas a diferenças na regulação dos genes formadores dos complexos II, IV e V. Entretanto, maiores análises são necessárias para observar como essas diferenças influenciam fisiologicamente a espécie analisada.
Thesagro: Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-08-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
345a.pdf364,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace