Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964552
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATTIETTO, R. A.
OLIVEIRA, T. C. S.
OLIVEIRA, R. H.
VENTURIERI, G. C.
Additional Information: RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; UFPA; UFPA; GIORGIO CRISTINO VENTURIERI, CPATU.
Title: Avaliação da formação de hidroximetilfurfural em mel de uruçu cinzenta pasteurizado e armazenado a temperatura ambiente.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 19., 2012, Búzios. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2012.
Pages: p. 3214-3219.
Language: pt_BR
Keywords: Abelha-sem-ferrão
Meliponicultura.
Description: Melipona fasciculata, conhecida por uruçu-cinzenta, é uma das espécies de abelhas sem ferrão mais comuns no Norte do Brasil. O mel produzido possui alto valor de mercado, porém pela elevada umidade é de fácil deterioração. A pasteurização tem contribuído para o aumento da vida útil de méis, contudo, este método provoca o escurecimento. O hidroximetilfurfural (HMF) é um aldeído cíclico e sua formação tem relação com envelhecimento do mel ou processamento que envolva aumento de temperatura. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a formação de HMF em méis de uruçu-cinzenta pasteurizados a 65ºC/60seg e armazenados a temperatura ambiente (±28ºC) em duas embalagens distintas, vidro e plástico do tipo PET. Os resultados obtidos mostraram valores iniciais de 30,49±0,09 e 37,06±0,17mg HMF/kg para vidro e PET, respectivamente. Acompanhou-se a evolução dos teores por 11 meses e observouse que teor de HMF foi influenciado pelo tempo de armazenamento ocorrendo aumento significativo (Tukey a p?0,05) a cada mês nas duas embalagens, com valores finais de 91,50±0,21 e 103,43±0,22 mg HMF/kg, respectivamente. Não existem limites estipulados pela legislação brasileira para méis de abelhas sem ferrão, apenas para méis de Apis mellifera, cujos valores máximos podem chegar a 60mg HMF/kg. Mensalmente, os valores encontrados para a embalagem plástica foram superiores aos do vidro e dessa forma, não se recomenda o uso do plástico tipo PET para o armazenamento prolongado desse mel, quando realizado a temperatura ambiente
Thesagro: Mel.
Data Created: 2013-08-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
036973.pdf143,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace