Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965210
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ATAÍDE, D. H. dos S.
SANTOS, F. M.
DINIZ, A. R.
CHAER, G. M.
BALIEIRO, F. de C.
Additional Information: Danilo Henrique dos Santos Ataíde, UFRRJ; Felipe Martini Santos, UFRRJ; Anderson Ribeiro Diniz, UFRRJ; GUILHERME MONTANDON CHAER, CNPAB; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Title: Acúmulo e eficiência de uso de nutrientes na parte aérea de Eucalyptus urograndis em plantios puros e mistos com Acacia mangium Willd.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Interações ecológicas
Produção de biomassa
Coeficiente de utilização biológica
Description: O plantio misto de eucalipto com Acacia mangium pode promover alterações no acúmulo de biomassa e na eficiência de uso de nutrientes (EUN) pelo eucalipto. Entretanto, tais alterações dependem do arranjo de plantio dessas espécies. O objetivo desse estudo foi avaliar o acúmulo de biomassa e a EUN na parte aérea do eucalipto, em plantios puros e mistos com A. mangium. Localizado em Seropédica, RJ, o experimento avaliou 4 arranjos de plantio: eucalipto puro 3x3 m (E100); eucalipto puro + ureia 3x3 m (E100+N); plantios mistos 3x3 m (A50:E50) e 3x1,5 m (A100:E100). Nos plantios mistos a espécie leguminosa foi intercalada ao eucalipto na linha de plantio. A biomassa de frações da parte aérea foi estimada aos 30 meses de idade por inventário florestal e modelos alométricos elaborados para este experimento. A EUN foi estimada pelo cálculo do coeficiente de utilização biológica (CUB). Os arranjos com maiores acúmulos de biomassa aérea de eucalipto foram E100+N e A50:E50 (com densidade de árvores igualada aos demais tratamentos). No entanto, E100+N apresentou baixos valores de CUB, enquanto que em A50:E50 esses valores foram de 3 a 6 vezes maiores que nos demais tratamentos. O arranjo A100:E100 não diferiu de E100 quanto à produção de biomassa de eucalipto, mas também apresentou valores de CUB superiores. Esses resultados sugerem a ocorrência de interações de facilitação e complementariedade no plantio misto do eucalipto com A. mangium. A alta EUN do eucalipto no arranjo A50:E50 indica o alto potencial de uso desse sistema de produção em solos de baixa fertilidade.
Year: 2013-08-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acumuloeeficiencia.pdf212 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace