Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965217
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREITAS, T. B. de
BALIEIRO, F. de C.
FONTANA, A.
PEIXOTO, R. T. dos G.
Additional Information: Tarcísio Batista de Freitas, PUC RIO; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; RICARDO TRIPPIA DOS G PEIXOTO, CNPS.
Title: Carbono das frações orgânicas como indicador de uso de cambissolos e latossolos no estado do Rio de Janeiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Matéria orgânica do solo
Sequestro de carbono
Mata Atlântica
Description: Os solos apresentam resposta diferenciada quanto ao manejo, e o conhecimento mais detalhado de aspectos pedológicos pode auxiliar na interpretação dos resultados obtidos com o uso de indicadores clássicos da matéria orgânica do solo (MOS). Amostras de terra na profundidade de 0-10 cm de Cambissolos (n=42) e de Latossolos (n=32) coletadas sob diferentes usos (mata, mata inicial, pasto, cultivos perenes e cultivos anuais) de uma Microbacia do Estado Rio de Janeiro tiveram sua matéria orgânica fisicamente fracionada. Foi observado que o uso do solo impacta negativamente os teores de carbono total e das frações lábeis e recalcitrantes da MOS, porém de forma diferenciada em relação às classes de solos estudadas. O uso agropecuário propicia redução da MOS em maior proporção na classe dos Cambissolos em relação aos Latossolos. A separação dos Latossolos pelo tipo de horizonte A podem alterar a interpretação dos resultados do impacto do uso.
Data Created: 2013-08-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carbonodasfracoes.pdf77,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace