Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965339
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMARAL, A. J. do
SILVA, A. B. da
ARAUJO FILHO, J. C. de
SANTOS, J. C. P. dos
BARROS, A. H. C.
OLIVEIRA, S. B. P. de
Additional Information: ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; Sonia Barreto Perdigão de Oliveira, FUCEME.
Title: Potencial pedoclimático da mesorregião sul cearense para a cultura do milho (Zea mays L.).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Aptidão agrícola das terras
Semiárido.
Description: O potencial pedoclimático de um ambiente para cultura agrícola depende das condições dos solos, da relação solo paisagem, do clima e das exigências das culturas. Esse estudo objetivou avaliar o potencial pedoclimático da Mesorregião Sul Cearense para a cultura do milho (Zea Mays L.). Foram utilizadas informações do potencial pedológico (solos e sua ambiência), considerando dois níveis para o manejo das terras e da cultura (média tecnologia-Manejo B, e alta tecnologia-Manejo C) e, informações da aptidão climática considerando o regime regular de chuvas. O resultado das interpretações foi organizado em quatro classes de potencial pedoclimático: Preferencial, Médio, Baixo e Muito Baixo, usando técnicas de geoprocessamento. Os resultados indicam que quando se considera o emprego do manejo com alta tecnologia (Manejo C), o potencial. Preferencial tem um significativo aumento, principalmente, nas microrregiões da Chapada do Araripe e Cariri. Em geral, os ambientes com potencial pedoclimático Médio predominam no Manejo B, e, ocupam praticamente todos os ambientes que abrangem a Mesorregião Sul Cearense, com área que varia de 6.000 km2 a 8.000 km2. O potencial Muito Baixo predomina no Manejo C, e ocupa 41% da superfície. O emprego de alta tecnologia - Manejo C promove o incremento de áreas com potencial Preferencial
Thesagro: Aptidão Climática.
Data Created: 2013-09-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
potencialpedoclimatico.pdf418,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace