Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965357
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, A. P. de
LUMBRERAS, J. F.
SILVA NETO, L. de F. da
CARVALHO FILHO, A. de
NAIME, U. J.
Additional Information: ALINE PACOBAHYBA DE OLIVEIRA, CNPS; JOSE FRANCISCO LUMBRERAS, CNPS; LUIS DE FRANCA DA SILVA NETO, CNPS; AMAURY DE CARVALHO FILHO, CNPS; Uebi Jorge Naime, BOLSISTA EMBRAPA MINAS GERAIS.
Title: Estoque de carbono em solos de uma área de expansão do Projeto Jaíba, no norte de Minas Gerais.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Matéria orgânica do solo
Agricultura irrigada
Uso do solo
Description: Com a expansão do Projeto Jaíba e a entrada da irrigação em novas áreas, ocasionando avanço no desmatamento e nas mudanças de uso das terras, é fundamental que se conheçam características relacionadas à qualidade do solo a fim de evitar sua degradação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar o estoque de carbono no solo em uma das áreas de expansão do Projeto Jaíba. O ECS foi calculado por horizonte, até 100 cm, para 9 perfis de solos: Chernossolo Rêndzico (J16); Cambissolos Háplicos (J13 e J19), Gleissolo Háplico (J20) e Neossolo Flúvico (J17); Latossolos Amarelos (J11 e J21), Neossolo Quartzarênico (J15) e Planossolo Háplico (J14). Os ECS foram variáveis entre os solos e agrupados em 3 níveis de acordo com o conteúdo de carbono: G1 (Chernossolo), com o maior valor de ECS, 111,8 Mg ha-1, seguido pelo G2 (Cambissolos, Gleissolo, Neossolo Fúvico), variando de 55,2 a 72,1 Mg ha-1 e G3 (Planossolo, Latossolos e Neossolo Quartzarênico), com 25,0 a 44,6 Mg ha-1 de carbono. A posição dos solos na paisagem e suas características físico-químicas parecem ser os principais fatores responsáveis pela variação nos estoques de carbono entre os solos estudados. O conhecimento do ECS da área irá contribuir para a orientação do uso e manejo dos solos, a fim de favorecer mecanismos de acúmulo de carbono orgânico, em especial para os Latossolos, que ocorrem em maior proporção na área, são os mais propícios à utilização de sistemas de irrigação.
Data Created: 2013-09-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
estoquedecarbonominasgerais.pdf191,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace