Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965389
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: STAUFFER, E.
NOGUEIRA, N. O.
SATIRO, L. S.
ANDRADE, F. V.
DONAGEMMA, G. K.
ALVES, P.
Additional Information: Eduardo Stauffer, Universidade Federal do Espírito Santo; Natiélia Oliveira Nogueira, UFES; Lucas Santos Satiro, UFES; Felipe Vaz Andrade, UFES; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; Paulo Alves, Engenheiro Agrônomo, Alto Universitário s/n, Alegre, ES.
Title: Adubação do Coffea arabica com óxido de magnésio associado ao gesso e micronutrientes.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Fertilizantes
Nutrição mineral
Description: O parque cafeeiro no Estado do Espírito Santo possui grande potencial de aumento de produção, necessitando principalmente de ser renovado, e manejado de maneira correta, principalmente em relação às práticas de calagem e adubação. Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da aplicação de óxido de magnésio associado ao gesso e a micronutrientes na forma de fertilizante granulado sobre os teores foliares de cálcio e magnésio, e a produtividade do cafeeiro arábica em experimento conduzido em campo. O experimento foi conduzido em uma lavoura de café arábica cv. Catucaí Amarelo 2SL, com início em dezembro de 2010 e término em junho de 2012. O delineamento experimental foi montado em blocos casualizados, utilizando seis tratamentos, com três repetições, sendo os tratamentos: Testemunha; NPK; NPK + calcário dolomítico; NPK + gesso agrícola; NPK + Gesso 70/30; NPK + Gesso 70/30 + Zn + B. Cada unidade experimental era composta de seis plantas de café. As amostras foliares foram coletadas do 3º e o 4º pares de folhas de ramos produtivos. A coleta dos grãos de café foi realizada na safra de 2010/2011 e na safra de 2011/2012. A aplicação dos tratamentos não elevaram os teores foliares de cálcio e magnésio para a faixa adequada do cafeeiro arábica em produção. A maior produtividade na safra 2011/2012 esta relacionada à aplicação do gesso 70/30 + Zn + B.
Year: 2013-09-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adubacaodacoffea.pdf219,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace