Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965460
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, J. R.
dc.date.accessioned2025-08-04T12:50:02Z-
dc.date.available2025-08-04T12:50:02Z-
dc.date.created2013-09-03
dc.date.issued2012
dc.identifier.citation2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965460-
dc.descriptionO conteúdo de matéria orgânica dos solos das regiões tropicais, geralmente, é baixo e no Semiárido as condições edafoclimáticas restrigem ainda mais o seu acúmulo. Além disto, com a retirada da vegetação nativa para implantação de áreas agrícolas há uma significativa redução dos seus teores. O reaproveitamento de diferentes resíduos orgânicos, agrícolas ou urbanos, pela compostagem tem se apresentado como uma alternativa de adição de matéria orgânica ao solo, contribuindo, ainda, para a preservação do ambiente. Este trabalho teve o objetivo de comparar, em médio prazo, o efeito de diferentes compostos no comportamento da matéria orgânica do solo, biomassa e atividade microbiana do solo em um Argissolo Amarelo Eutrófico latossólico textura média/argilosa no Semiárido brasileiro. Foram selecionadas três áreas com os seguintes sistemas de uso: cultivo de mangueira em sistema de manejo orgânico, em sistema de manejo convencional e área de Caatinga alterada. Na área manejada em sistema orgânico foi realizado um experimento em blocos ao acaso com quatro repetições, utilizando cinco diferentes compostos e um tratamento testemunha (sem a adição de composto). A área cultivada em sistema de manejo convencional e a área de caatinga alterada foram utilizadas como áreas de referência. Os compostos orgânicos proporcionaram aumento nos teores de carbono, principalmente na camada superficial do solo. A fração humina teve maior participação no conteúdo de carbono orgânico total do solo. A biomassa e atividade dos microorganismos foram maiores nos tratamentos com compostos orgânicos e na área de Caatinga alterada. Estes resultados ratificam a importância da adubação orgânica como uma estratégia de manejo para a manutenção da qualidade do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema de manejo orgânico
dc.titleFrações da matéria orgânica do solo devido ao uso de compostos orgânicos em um Argissolo Amarelo no Semiárido brasileiro.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroComposto Orgânico
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.nalthesaurusSoil
dc.subject.nalthesaurusCarbon
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Natal. Orinetada por Davi Jose Silva, Embrapa Semiárido; coorientadores: Fábio Henrique Tavares de Oliveira; Carlos Alberto Tuão Gava, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent263 f.
riaa.ainfo.id965460
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-04
dc.contributor.institutionJOYCE REIS SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Fracoes-da-materia-organica.pdf37.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace