Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/966631
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DIAS, F. P. M.
NONATO, A. C. R.
XAVIER, F. A. da S.
ROSA, R. C. C.
Additional Information: FABIANE PEREIRA MACHADO DIAS, Fapesb; ANA CAROLINA RABÊLO NONATO, Fapesb; FRANCISCO ALISSON DA SILVA XAVIER, CNPMF; RAUL CASTRO CARRIELLO ROSA, CNPMF.
Title: Biomassa vegetal, estoques de carbono e macronutrientes de adubos verdes usados na produção orgânica de abacaxi na Chapada Diamantina, BA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Green manure.
Description: A adubação verde pode ser uma alternativa ao preparo inicial do solo para o cultivo orgânico do abacaxizeiro. O objetivo deste estudo foi avaliar a produção de biomassa vegetal e os estoques de carbono e macronutrientes na matéria seca de diferentes espécies de adubos verdes, em cultivos solteiro ou consorciado, em área destinada ao cultivo orgânico de abacaxi na região da Chapada Diamantina, Estado da Bahia. Os tratamentos avaliados foram os cultivos das seguintes espécies: crotalária (Crotalaria ochroleuca G.Don), feijão-de-porco (Canavalia ensiformis (L.) DC.), milheto (Pennisetum glaucum R.Br), mucuna (Mucuna pruriens (L.) DC), sorgo forrageiro (Sorghum bicolor (L.) Moench), e a combinação mucuna + sorgo (50%). Foram determinados a produção de biomassa vegetal, os estoques de C e macronutrientes na matéria seca e os teores de C orgânico total do solo. A produção de matéria seca variou de 3.23 a 6.56 t ha-1. Os estoques de C na matéria seca (Figura 2) foram relativamente semelhantes entre os tratamentos e variaram de 1,34 a 2,84 t ha-1. Os tratamentos envolvendo gramíneas (Milheto e Sorgo) apresentaram um incremento médio de 0,9 t C ha-1 em relação às leguminosas. O milheto mostrou-se uma importante recicladora de P e K e com elevado potencial para manter a cobertura do solo. O feijão-de-porco pode ser considerada uma importante recicladora de Ca, Mg e S. A combinação 50% mucuna+sorgo é uma estratégia de manejo mais desejável em comparação ao cultivo solteiro de mucuna ou sorgo.
Thesagro: Adubo verde
Abacaxi
Canavalia Ensiformis
Pennisetum Glaucum
Sorghum Bicolor.
NAL Thesaurus: Pineapples
Mucuna pruriens.
Data Created: 2013-09-19
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BiomassaVegetalEstoquesdeCarbonoBIOMASSAVEGETALALISSON.pdf269,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace