Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968189
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, C. S.
RIBEIRINHO, V. S.
ANDRADE, C. A. de
DE MARIA, I. C.
Additional Information: CRISTINA SILVA CARVALHO, IAC; VICTOR SANCHES RIBEIRINHO, IAC; CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE, CNPMA; ISABELLA CLERICI DE MARIA, IAC.
Title: Disponibilidade de fósforo em solos tratados sucessivamente com lodos de esgoto.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem: anais. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Biossólido
Description: Resumo: O uso de lodo de esgoto (LE) na agricultura pode reduzir gastos com fertilizantes, principalmente fosfatados e nitrogenados. Este trabalho teve como objetivo avaliar a disponibilidade de P no solo em experimentos de longo prazo com aplicações sucessivas de LE. Foram coletadas amostras de solo de duas áreas experimentais. Uma em Campinas, tratada com lodo proveniente da ETE de Jundiaí, onde foram avaliados três tratamentos (NPK, 1 N e 2 N) em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Outra em Jaguariúna, com aplicações de LE provenientes das ETEs de Barueri e Franca, avaliando-se seis tratamentos (controle, NPK, 1 N, 2 N, 4 N e 8 N) em blocos ao acaso, com três repetições. O LE promoveu incrementos de P no experimento de Campinas até a profundidade de 40 cm, comparativamente a adubação mineral. Em Jaguariúna com lodo de Barueri, os incrementos de P disponível foram lineares, com coeficiente linear igual a 16 na camada superficial, e na camada subsuperficial, o efeito das doses foi quadrático. Já para a área com lodo de Franca, os aumentos foram lineares com as doses e o efeito foi observado até 60 cm de profundidade. O uso do LE como fonte de N para o milho proporciona adicionalmente incremento na disponibilidade de P no solo. O aumento na disponibilidade de P na camada superficial do solo é proporcional à dose de lodo aplicada e nas camadas subsuperficiais o efeito depende, além da dose, também do número de reaplicações.
Thesagro: Adubo de esgoto
Fósforo
Resina
Fertilidade do solo
NAL Thesaurus: Biosolids
Sewage sludge
Phosphorus
Year: 2013-10-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013AA42.pdf111,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace