Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968330
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GONCALVES, J. R. P.
RAMOS, N. P.
FILIZOLA, H. F.
ANDRADE, C. A. de
PACKER, A. P.
VIEIRA, H. B.
Additional Information: JOSE RICARDO PUPO GONCALVES, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA; HELOISA FERREIRA FILIZOLA, CNPMA; CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE, CNPMA; ANA PAULA CONTADOR PACKER, CNPMA; HENRIQUE BARROS VIEIRA, CNPMA.
Title: Fertilidade de solos cultivados com cana de açúcar em sistema plantio direto por diferentes períodos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem: anais. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013. 4 p.
Language: pt_BR
Description: RESUMO: O sistema plantio direto para cana-de-açúcar tem alterado diversos aspectos no manejo da cultura devido ao não revolvimento do solo e à manutenção da palha em superfície. O objetivo deste trabalho foi avaliar a fertilidade do solo de cinco áreas cultivadas com cana-de-açúcar em sistema plantio direto por diferentes períodos em solo ácrico. Amostras de solo foram coletadas em seis profundidades e realizadas análises químicas para determinação de pH, matéria orgânica, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, Al3+, H+Al, soma de bases (SB), capacidade de troca catiônica (CTC) e saturação por bases (V%). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foram encontradas diferenças principalmente nas camadas mais superficiais. Na camada 0-20 cm, os teores de M.O., P, Ca, SB, CTC e V% foram maiores na área mais nova (um ano). Os resultados indicam que a queda de produtividade que leva à reforma dos canaviais está diretamente vinculada às alterações na fertilidade do solo devido ao aumento da acidez do solo e diminuição de cálcio, magnésio, SB, CTC e V%.RESUMO: O sistema plantio direto para cana-de-açúcar da cultura devido ao não revolvimento do solo e à manutenção da palha em superfície. O objetivo deste trabalho foi avaliar a fertilidade do solo de cinco áreas cultivadas com cana-de-açúcar em sistema plantio direto por diferentes períodos em solo ácrico. Amostras de solo foram coletadas em seis profundidades e realizadas análises químicas para determinação de pH, matéria orgânica, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, Al3+, H+Al, soma de bases (SB), capacidade de troca catiônica (CTC) e saturação por bases (V%). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foram encontradas diferenças principalmente nas camadas mais superficiais. Na camada 0-20 cm, os teores de M.O., P, Ca, SB, CTC e V% foram maiores na área mais nova (um ano). Os resultados indicam que a queda de produtividade que leva à reforma dos canaviais está diretamente vinculada às alterações na fertilidade do solo devido ao aumento da acidez do solo e diminuição de cálcio, magnésio, SB, CTC e V%.
Thesagro: Fertilidade do solo
Cana de açúcar
Plantio direto
NAL Thesaurus: Soil fertility
Sugarcane
Direct seeding
Data Created: 2013-10-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013AA50.pdf142,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace