Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/969346
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ARAUJO, H. J. B. de
OLIVEIRA, L. C. de
VASCONCELOS, S. S. de
CORREIA, M. F.
Additional Information: HENRIQUE JOSE BORGES DE ARAUJO, CPAF-AC; LUIS CLAUDIO DE OLIVEIRA, CPAF-AC; Sumaia Saldanha de Vasconcelos, IPAM; MANOEL FREIRE CORREIA, CPAF-AC.
Title: Danos provocados pelo fogo sobre a vegetação natural em uma floresta primária no Estado do Acre, Amazônia brasileira.
Publisher: Ciência Florestal, Santa Maria, v. 23, n. 2, p. 297-308, abr./jun. 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Projeto de Colonização Pedro Peixoto
Senador Guiomard (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Incendios forestales.
Bosques primarios
Análisis estadístico
Description: A emissão do CO² é uma das principais causas do efeito estufa e as queimadas amazônicas contribuem para isso. Devido à alta umidade retida, a floresta primária amazônica é considerada imune a queimadas, todavia, sob condições climáticas anormais é vulnerável. Este estudo objetiva avaliar os efeitos do fogo, decorrentes de incêndios florestais ocorridos em 2005, sobre uma floresta natural primária no Estado do Acre. Foram monitorados os efeitos do fogo em árvores lenhosas, palmeiras e cipós em três níveis de tamanho: I-DAP>5 cm; II-5 cm>DAP>2 cm; e III-DAP<2 cm e altura >1,0 m. Os indivíduos foram avaliados quanto à Condição Geral (níveis I e II), Casca e Copa (Nível I) e brotação. Foram efetuadas cinco avaliações, a primeira em novembro de 2005 e a última em janeiro de 2009. Os resultados mostraram que os indivíduos de menor porte foram os mais impactados e apresentaram as maiores taxas de mortalidade, chegando a 80,1 % no Nível II e decrescendo quanto maior a classe diamétrica, sendo nula (0 %) nas superiores. Foi observado aumento do número de indivíduos sem dano aparente em todas as classes diamétricas e aumento de 43 % no número de espécies na regeneração, indicando um processo de recuperação da floresta. Foi verificada redução expressiva na diversidade de espécies (15 % no Nível I e 33 % no Nível II), indicando que a floresta foi modificada quanto à composição florística. Com base nos padrões de danos causados por apenas um incêndio, o caso da área estudada, é esperado que a incidência de novos incêndios, em curtos intervalos insuficientes à recuperação, resulte na irremediável degeneração da floresta.
Thesagro: Floresta nativa
Incêndio florestal
Queimada
Impacto ambiental
Análise estatística
NAL Thesaurus: Primary forests
Forest fires
Statistical analysis.
Data Created: 2013-10-24
ISSN: 0103-9954
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24724.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace