Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970275
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MORAES, A. C. dos S.
LEÃO, N. V. M.
SHIMIZU, E. S. C.
NASCIMENTO, M. R. S. M. do
Additional Information: Antônia Camila dos Santos Moraes, BOLSISTA PIBIC/CPATU; NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; ELIZABETH SANTOS CORDEIRO SHIMIZU, CPATU; Maria Ruth Socorro Melo do Nascimento, STCP.
Title: Aspectos morfométricos de sementes de Sclerolobium paniculatum Vogel de diferentes matrizes.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Tachi-branco
Variabilidade.
Description: O objetivo desta pesquisa foi identificar a variação quanto a caracteres biométricos entre diferentes matrizes de Sclerolobium paniculatum Vogel. As sementes foram coletadas em 12 árvores matrizes localizadas no município de Santarém - PA, e conduzidas até o Laboratório de Sementes Florestais da Embrapa Amazônia Oriental, Belém - PA, onde foram realizadas as análises posteriores. Para as determinações biométricas foram separadas 100 sementes de cada matriz para a mensuração do comprimento, largura e espessura. A determinação do número de sementes por quilograma e grau de umidade foi realizada com base nas Regras para Análises de Sementes. Os resultados foram obtidos com o software estatístico Assistat. Dentre os resultados encontrados observou-se variabilidade nos aspectos biométricos das sementes das diferentes matrizes, no número de sementes por quilograma e no grau de umidade. O trabalho evidenciou variabilidade nos aspectos morfométricos que pode estar relacionada a fatores genéticos. Os valores observados para grau de umidade e número de sementes por quilograma também evidenciaram diferenças significativas entre as matrizes deste estudo.
Thesagro: Biometria
Semente.
Data Created: 2013-11-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo6.pdf64,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace