Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970307
Título: Caracterização fenológica da espécie Portulaca pilosa L.
Autoria: RIBEIRO, F. N. S.
LAMEIRA, O. A.
PORTAL, R. K. V. P.
NUNES, R. L. P.
Afiliação: Fernanda Naiara Santos Ribeiro, BOLSISTA CPATU; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Ruanny Karen Vidal Pantoja Portal, BOLSISTA PIBIC/CPATU; Rafhael Lobato Prado Nunes, BOLSISTA CPATU.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Conteúdo: Na flora Amazônica entre as inúmeras plantas que possuem efeito medicinal encontra-se a espécie Portulaca pilosa L. (Portulaceae), conhecida popularmente como amor-crescido. O estágio reprodutivo é uma importante fase para o cultivo das plantas. Identificar os períodos de ocorrência da floração e frutificação é fundamental para o estabelecimento do cronograma de coleta de material vegetal. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o período de floração e frutificação da espécie Portulaca pilosa L. Os dados coletados diariamente entre o período de janeiro de 2010 à dezembro de 2012 foram registrados em fichas de campo, tabulados e construídos gráficos para a cada fenofase. Na primeira fase, ocorreu floração em todo o período do ano, com a maior média nos meses de junho, setembro a dezembro. O menor período dessa fase ocorreu no mês de julho. Na segunda fase somente ocorreu frutificação nos meses de janeiro e abril, respectivamente, com 16 e 3 dias.
Thesagro: Frutificação
Floração
Palavras-chave: Amor crescido
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo18.pdf113,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace