Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970322
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, J. P. de
KATO, O. R.
ALMEIDA, R. H. C.
LOPES FILHO, W. R. L.
Additional Information: Josiele Pantoja de Andrade, BOLSISTA CNPQ/PIBIC; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; Ruth Helena Cristo Almeida, UFRA; Wagner Romulo Lima Lopes Filho, ESTAGIÁRIO CPATU.
Title: O capital social nas relações sociais de agricultores parceiros dos projetos Tipitamba e Raízes da Terra, no Nordeste Paraense.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Capital social
Tipitamba
Pará.
Description: Este trabalho teve como objetivo analisar o capital social em comunidades rurais do nordeste paraense. As ferramentas utilizadas para coleta de dados foram: o Questionário Integrado para Medir Capital Social ? QI MCS e entrevistas semi-estruturadas a partir QI MCS composto de perguntas abertas e fechadas. Dos 32 agricultores entrevistados 100% fazem parte da associação e dos projetos Tipitamba e Raízes da Terra, porém 44% destes agricultores participam de outros diferentes grupos dentre os quais destacamos: futebol, igreja, mutirão, conselho escolar, associação de meliponicultores de Igarapé Açu, grupo de agricultor São Sebastião e horta orgânica. Quanto à participação dos agricultores parceiros ou membros de sua família nas atividades em grupo, as mais citadas foram: reuniões na associação, intercâmbio, mutirão, dia de campo. Os dados apontam que os agricultores das comunidades São João, Novo Brasil e Aparecida participam mais de grupos que os agricultores de Nova Olinda e Nossa Senhora do Rosário. Os agricultores das comunidades de São João, Nova Olinda e Novo Brasil e Aparecida são os que melhor interagem interna e externamente a comunidade, porque participam mais das reuniões das associações, dos dias de campo e dos intercâmbios.
Thesagro: Comunidade Rural.
Data Created: 2013-11-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo24.pdf36,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace