Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971463
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, J. P. de
LOPES FILHO, W. R. L.
ALMEIDA, R. H. C.
KATO, O. R.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
Additional Information: JOSIELE PANTOJA DE ANDRADE, CPATU; WAGNER ROMULO LIMA LOPES FILHO, CPATU; RUTH HELENA CRISTO ALMEIDA, UFPA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU.
Title: Relações de confiança e solidariedade entre os agricultores parceiros do Projeto Tipitamba, Embrapa Amazônia Oriental: Evidências sobre a formação de capital social.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., 2013, Belém, PA. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade: anais. Belém, PA: SOBER, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Capital social
Confiança
Agricultor parceiro
Solidariedade
Comunidade
Tipitamba
Description: Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de confiança e solidariedade entre os agricultores das comunidades parceiras do Projeto Tipitamba. O instrumento utilizado para coleta de dados nas comunidades onde ocorreu a pesquisa foi o Questionário Integrado para Medir Capital Social ? QI MCS, proposto por Grootaert et. al. (2003), a partir de um conjunto de estudos e pesquisas desenvolvidos pelos autores sobre o tema. Os dados aqui apontam que a confiança nos últimos 10 anos entre os membros das comunidades São João e Nossa Senhora do Rosário permaneceu o mesmo. Já para as comunidades: Nova Olinda e Novo Brasil e Aparecida à confiança entre os membros das comunidades melhorou. Quanto à confiança em determinados grupos, a pesquisa aponta para um alto grau de confiança em parentes, atores institucionais, professores e agente de saúde, já em grupos como governo local, governo central e comerciantes há uma redução no grau de confiança. Pode-se afirmar que o estabelecimento da confiança e solidariedade tem um papel fundamental na formação, acumulação, manutenção e difusão do capital social, seja nos grupos, nas organizações ou na sociedade e que, por apresentar nuances e fragilidades, altera a configuração e o conteúdo do capital social.
Data Created: 2013-11-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2554.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace