Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971487
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DUENHA, T. V.
ANDRADE, R. G.
GREGO, C. R.
VICENTE, L. E.
NOGUEIRA, S. F.
Additional Information: THIAGO VASCONCELOS DUENHA, BOLSISTA CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; SANDRA FURLAN NOGUEIRA, CNPM.
Title: Uso de técnicas de sensoriamento remoto na obtenção de parâmetros biofísicos de pastagens.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2013, Campinas, SP. Anais... Campinas: IAC, 2013.
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Keywords: Índice de vegetação.
Description: As técnicas de sensoriamento remoto têm sido empregadas de forma bem-sucedida em diversas pesquisas por serem fundamentais, por exemplo, na obtenção de informações relevantes para a avaliação das condições da vegetação em larga escala. Assim, esta pesquisa objetivou aplicar técnicas de sensoriamento remoto na obtenção de parâmetros biofísicos em áreas de pastagem do gênero Brachiaria cultivada em piquete experimental (área de 31,78 ha) do projeto GeoRastro, localizado na fazenda da Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, MS. Para tanto, foram utilizados dados coletados em campo e imagem do satélite WorldView-2 do dia 13 de abril de 2013. Primeiramente, a imagem foi corrigida geometricamente com base em pontos de controle coletados com GPS topográfico. Em seguida, efetuou-se a calibração radiométrica absoluta e obteve-se a reflectância de cada banda no topo da atmosfera. Posteriormente, utilizou-se o método Dark Object Subtraction (DOS) para correção dos efeitos atmosféricos nos valores de reflectância de cada banda. Para extrair as informações de interesse na imagem, utilizou-se a ferramenta Model Maker do software Erdas Imagine versão 2013. Os resultados mostraram que a metodologia foi satisfatória para a obtenção do índice de vegetação ajustado para a correção dos efeitos do solo (Soil Adjusted Vegetation Index ? SAVI) e a estimativa do índice de área foliar (IAF) da pastagem, e reforçam o potencial da técnica como ferramenta para o diagnóstico, o monitoramento e a avaliação das pastagens. Tais resultados podem auxiliar em estratégias mais adequadas para tomada de decisão relacionada com o controle da perda do potencial produtivo das pastagens.
Thesagro: Satélite.
Data Created: 2013-11-19
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE13506.pdf14,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace