Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971495
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LORENSINI, C. L.
LOEBMANN, D. G. dos S. W.
SILVA, G. B. S. da
VICENTE, L. E.
VICTORIA, D. de C.
Additional Information: CAROLINA LOBELLO LORENSINI, BOLSISTA CNPM; DANIEL GOMES DOS SANTOS W LOEBMANN, CNPM; GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM.
Title: Alterações do uso da terra em municípios com expansão de área plantada com cana-de-açúcar.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2013, Campinas, SP. Anais... Campinas: IAC, 2013.
Pages: 8 p.
Language: pt_BR
Keywords: Expansão agrícola
Classificação de imagens.
Description: O momento atual é de grande expansão da área de plantio de cana-de-açúcar em razão do aumento de mercado para o álcool, da expectativa futura de que o álcool, na matriz energética, substitua, em parte, o petróleo, e do mercado estável da produção de açúcar. Este trabalho teve como objetivo avaliar as mudanças que aconteceram nos últimos 20 anos em dois municípios no interior do Estado de São Paulo, Flora Rica e Iacri, onde foi observada grande expansão da área plantada com cana-de-açúcar. O trabalho foi realizado em três etapas: segmentação de imagens a fim de delimitar objetos homogêneos, identificação dos objetos com plantio de cana-de-açúcar no ano de 2011 e identificação da classe de uso da terra nos locais com plantio da cana-de-açúcar em anos anteriores. Foi possível constatar que, para os municípios estudados, a maior parte dos plantios de cana-de-açúcar em 2011 substituíram áreas de pastagem.
Thesagro: Álcool
Pastagem.
Year: 2013-11-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE13501.pdf552,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace