Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971754
Título: Um modelo baseado no indivíduo para estudo da transmissão da anemia infecciosa equina por mutuca no Pantanal brasileiro.
Autoria: TERNES, S.
VILAMIU, R.
SANTOS, E. H. dos
SIQUEIRA, N.
Afiliação: SÔNIA TERNES, CNPTIA; RAPHAEL VILAMIU, Colaborador CNPTIA; EDGARD HENRIQUE DOS SANTOS, CNPTIA; NATALIA SIQUEIRA, Unicamp.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 9., 2013, Cuiabá. Agroinformática: inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro: anais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2013.
Páginas: Não paginado.
Conteúdo: Resumo. A Anemia Infeciosa Equina (AIE) é uma doença causada por um retrovírus e transmitida pelo inseto hematófago conhecido como mutuca (tabanídeo), sendo observada nas últimas décadas a prevalência de 50% entre os animais de serviço no Pantanal brasileiro. Este trabalho apresenta um modelo baseado no indivíduo para analisar a dinâmica de transmissão da AIE pela mutuca no Pantanal. Considerando um período de 40 anos de simulação, os resultados mostram que a mutuca não pode ser responsável sozinha pela alta prevalência da doença na região, sendo necessário estudos mais detalhados das práticas de manejo usadas.
Thesagro: Simulação
NAL Thesaurus: Models
Simulation models
Palavras-chave: Anemia infeciosa equina
Modelo
Tabanídeo
Mutuca
Notas: SBIAgro 2013.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
119785.pdf255,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace