Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971850
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, M. do S. P. de
ABREU, L. F.
FLORES, B. C.
Additional Information: MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU; BRUNO CALZAVARA FLORES, BOLSISTA DTI CNPQ.
Title: Seleção de tucumanzeiros (Astrocaryum vulgare Mart.) para teor de óleo no mesocarpo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 7., 2013, Uberlândia. Variedade melhorada: a força da nossa agricultura: anais. Viçosa, MG: SBMP, 2013.
Pages: p. 1064-1067.
Language: pt_BR
Keywords: Tucumã.
Description: A produção de óleo vegetal para abastecer o mercado de biocombustíveis ainda é um grande desafio ao setor produtivo, necessitando de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento para a maioria das espécies indicadas como potenciais, como é o caso do tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare Mart.). O objetivo desse trabalho foi selecionar tucumanzeiros para teor de óleo no mesocarpo. Para tanto foram colhidos cachos em plena maturação de 149 indivíduos pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma de Tucumã, BAG ? Tucumã, da Embrapa Amazônia Oriental, sendo retiradas amostras de 2 kg de frutos para a avaliação do teor de óleo no mesocarpo, em base seca (TOBS). Os dados obtidos foram submetidos à análise de estatística descritiva sendo aplicada a intensidade de seleção de β0%. Os tucumanzeiros apresentaram teores de óleo variando de 11,8% a 7γ,8% com média, γ1,γ%, sendo que 7γ indivíduos exibiram valores acima da média. Foram selecionados βλ indivíduos cujos teores variaram de γθ,γγ% a 7γ,84% com média de 44,08%. O diferencial de seleção foi de 1β,78%, a repetibilidade para o caráter selecionado foi de 0,η4, com ganho genético estimado de θ,λ%. No geral, os tucumanzeiros selecionados bons teores de óleo e altos rendimentos de frutos por cacho e de polpa por fruto. Tais resultados sugerem que esses indivíduos tenham boas perspectivas como fornecedores de matéria prima ao mercado de biodiesel, mas devem ser avaliados em testes de progênies.
Thesagro: Óleo
Produção.
Data Created: 2013-11-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p1064.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace