Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973093
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMABILE, R. F.
FALEIRO, F. G.
VIEIRA, E. A.
PEIXOTO, J. R.
CAPETTINI, F.
RIBEIRO JUNIOR, W. Q.
Additional Information: RENATO FERNANDO AMABILE, CPAC; FABIO GELAPE FALEIRO, CPAC; EDUARDO ALANO VIEIRA, CPAC; JOSÉ RICARDO PEIXOTO, Professor Adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – UnB/Brasília; FLÁVIO CAPETTINI, Pesquisador do International Center for Agricultural Research in the Dry Areas - ICARDA/Aleppo; WALTER QUADROS RIBEIRO JUNIOR, CPAC.
Title: Caracterização molecular, morfoagronômica e de qualidade de grãos de genótipos elite de cevada irrigada no Cerrado.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 7., 2013, Uberlândia. Variedade melhorada: a força da nossa agricultura: anais. Viçosa, MG: SBMP, 2013.
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste trabalho foi gerar informações moleculares, morfoagronômicas e de qualidade de grãos, por meio da caracterização de genótipos elite de cevada irrigada e de estimativas de parâmetros genéticos, visando explorar a variabilidade genética existente e permitir a seleção de genitores e o desenvolvimento de variedades mais produtivas, com maior qualidade malteira e adaptadas a diferentes condições edafoclimáticas sob irrigação no Cerrado. Foram avaliados 30 genótipos elite de cevada, hexástica e dística, provenientes da Coleção de Trabalho da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), de origens diversas, adotando-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, sob sistema de irrigação convencional. A variabilidade genética foi estimada utilizando 12 caracteres morfoagronômicos quantitativos, 10 caracteres de qualidade malteira e com base em 160 marcadores moleculares RAPD. Foram obtidos 160 marcadores RAPD, dos quais 141 (88,12%) foram polimórficos revelando a existência de elevada variabilidade genética, passível de ser utilizada no melhoramento genético. A análise de agrupamento mostrou uma tendência de agrupamento entre os genótipos mexicanos e estadunidenses, bem como de genótipos hexásticos. Observou-se a existência de variabilidade genética para caracteres qualitativos malteiros, sendo que os caracteres qualitativos que mais contribuíram foram o nitrogênio solúvel e ?-glucanas. Em relação às características morfoagronômicas, as que mais contribuíram para a variabilidade foram a área foliar da folha bandeira e o espigamento, enquanto o teor de proteína e o acamamento foram as que menos contribuíram. Foi verificada uma tendência de agrupamento dos materiais dísticos e hexásticos. As distâncias estimadas, por meio de marcadores moleculares e caracteres qualitativos e quantitativos, foram fracamente correlacionados. Os índices de seleção, baseado no ideótipo e de Elston, e a análise de agrupamento oportunizaram a seleção de genótipos promissores e indicação de cruzamentos para maximizar efeitos heteróticos e complementaridade gênica no programa de melhoramento genético da cevada irrigada no Cerrado. Como resultado finalístico desse trabalho, foi selecionada a BRS Savanna, para o cultivo em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal.
Thesagro: Cevada
Variação genética
Marcador genético
Recurso genético
Cerrado
Hordeum Vulgare.
NAL Thesaurus: Barley
Genetic variation
Genetic markers
Genetic resources
Savannas
Random amplified polymorphic DNA technique.
Data Created: 2013-12-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CongressoBrasileiroMelhoramentoPlantas2013renatoamabile.pdf417,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace