Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973678
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VEIGA, M. da
PANDOLFO, C. M.
BALBINOT JUNIOR, A. A.
DURIGON, L.
Additional Information: MILTON DA VEIGA, EPAGRI; CARLA MARIA PANDOLFO, EPAGRI; ALVADI ANTONIO BALBINOT JUNIOR, CNPSO; LEANDRO DURIGON, Engenheiro Agrônomo autônomo.
Title: Fitomassa remanescente de pastagem e rendimento de grãos de milho e soja em função de formas de semeadura, tempos de diferimento e adubação da pastagem.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo, para quê e para quem? Anais... Florianópolis: SBCS: EPAGRI, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Fitomassa
Description: O uso das áreas de lavoura para cultivo de pastagens anuais de inverno, manejadas com pastejo direto de gado de corte ou de leite, pode afetar o rendimento de grãos das culturas de verão. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de formas de semeadura da pastagem anual de inverno, do tempo de retirada dos animais antes da dessecação da pastagem (tempo de diferimento) e da adubação com esterco de aves sobre a fitomassa remanescente da pastagem e rendimento de grãos de milho e de soja, durante cinco anos de experimentação. Foram estudadas duas formas de semeadura das pastagens (semeadura direta e semeadura + gradagem), quatro tempos de diferimento (sem pastejo e retirada dos animais aos 28 e 14 dias antes e no dia da dessecação), com e sem aplicação de 8 m3 ha-1 de cama de aviário. No período estudado, as formas de semeadura de pastagem anual de inverno não afetam o rendimento de grãos de milho e de soja cultivados em sucessão à pastagem. Os tratamentos com pastejo resultam em menor fitomassa remanescente da pastagem do que o sem pastejo, mas nenhum deles afeta o rendimento de grãos de milho e soja cultivados em sucessão à pastagem. Há resposta diferenciada entre os anos estudados à aplicação de esterco de aves sobre a fitomassa remanescente de pastagem e o rendimento de grãos de milho e de soja.
Data Created: 2013-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace