Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973906
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMARAL, A. J. do
HERNANI, L. C.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
CUNHA, T. J. F.
MELO, A. da S.
Additional Information: ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ADOILDO DA SILVA MELO, CNPS.
Title: Avaliação de parâmetros relacionados à salinidade do solo em área de fruticultura irrigada no bioma caatinga.
Publisher: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1., 2013. João Pessoa, PB. Anais... João Pessoa, PB: UFPB; Viçosa, MG: SBCS; Campina Grande, PB: INSA, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Semiárido
Atributos físicos e químicos do solo.
Description: Em áreas de clima árido e semiárido o processo de salinização pode se desenvolver levando a degradação química do solo. Este trabalho objetivou avaliar parâmetros relacionados à salinidade do solo, em um Neossolo Quartzarênico cultivado com Manga (Mangifera indica L.), comparado a uma área de referência (vegetação nativa de Caatinga), em Petrolina-PE, Brasil. Foram coletadas amostras de solo em duas áreas: 1) sob Caatinga; 2) sob cultivo de manga (Mangifera indica L.), dispostas de forma pareada, em transecto contendo 10 pontos, distanciados 30 m entre si, em delineamento próximo ao de blocos casualizados. Amostras compostas foram coletadas em cinco profundidades: 0,00-0,20; 0,20-0,40; 0,40-0,60; 1,00-1,20; 1,60-1,80m, no início do período chuvoso, em novembro de 2012. Em laboratório, determinaram-se a distribuição granulométrica, argila dispersa em água, reação do solo pH-H2O, a condutividade elétrica do extrato de saturação (CEes), sódio trocável (Na+), cátions trocáveis (Ca2+, Mg2+, Al3+, K+), fósforo disponível (P-disp.). A CTC a pH 7,0 e a percentagem de sódio trocável (PST) foram calculadas. Os resultados indicam maiores teores de CEes, Na+, PST resultando em aumento na argila dispersa em água, com diferenças mais acentuadas nas camadas mais profundas do solo, na área de manga do que de Caatinga. No entanto, com base nos parâmetros avaliados e valores obtidos estes não foram suficientes para indicar o processo de salinização, porém atenção deve ser dada ao aumento do grau de dispersão da argila na área cultivada.
Thesagro: Estrutura do Solo
Manejo do Solo.
Data Created: 2013-12-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAODEPARAMETROS.pdf122,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace