Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974784
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATTOS, L. M. de
TONUCCI, R. G.
AMARO, G. C.
ARCO-VERDE, M. F.
TURETTA, A. P. D.
COUTINHO, H. L. da C.
KATO, O. R.
ROCHA, F. E. de C.
SILVA, O. D. D. da
Additional Information: LUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC; RAFAEL GONCALVES TONUCCI, CNPC; GEORGE CORREA AMARO, CPAF-RR; MARCELO FRANCIA ARCO VERDE, CNPF; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; FRANCISCO EDUARDO DE CASTRO ROCHA, CPAC; OZANIVAL DARIO DANTAS DA SILVA, CPAC.
Title: Desafios do projeto transição produtiva e serviços ambientais na qualificação de políticas públicas voltadas ao setor rural.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Pagamento de Serviço Ambiental (PSA)
Rebate ecológico
Mercado institucional
Sistema Produtivo Integrado (SPI)
Bioma
Conservação da natureza.
Description: Três medidas político-institucionais ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas devem ser destacadas: (1) Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal), (2) Projeto de Lei (PL) 792/2007 (Serviços Ambientais) e (3) Lei 9.126/1995 (Taxa de Juros de Longo Prazo). Mas a falta de informações cientificamente validadas impede a operacionalização de incentivos econômicos para transição produtiva com pagamento de serviços ambientais. Nesse sentido, a Embrapa e entidades parceiras conceberam o Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, com o objetivo geral de "gerar e validar instrumentos e metodologias para apoiar políticas públicas de incentivo econômico a processos de transição produtiva de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs) com capacidade de geração de renda e prestação de serviços ambientais em escala de paisagem rural". A fase I do projeto será executada entre 09/2013 e 09/2017, tendo como resultados esperados (1) validação científica de desenhos agronômicos de SPIs, (2) validação científica de coeficientes financeiros para potencializar adoção de SPIs via crédito rural, (3) validação científica de indicadores de serviços ambientais prestados e valoração de serviços ambientais por SPIs para viabilizar rebate ecológico no crédito rural e comercialização de produtos em mercados institucionais com preços diferenciados, (4) validação participativa de indicadores de serviços ambientais e de metodologia de certificação de serviços ambientais para atestar condicionalidades em políticas públicas e reduzir custos de transação do PSA, (5) análise comportamental sobre adoção de SPIs para subsidiar recomendações técnicas de TT e ATER e (6) disponibilização de banco de dados de acesso público.
Thesagro: Crédito Rural.
Data Created: 2014-01-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013MarceloAVCBSADesafios.pdf277,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace