Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974936
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, R. S.
SILVA, J. E. dos S. B. da
BARBOSA, L. G.
MATIAS, J. R.
RIBEIRO, R. C.
DANTAS, B. F.
Additional Information: ROSÂNGELA SIQUEIRA SANTOS; JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS BARBOZA DA SILVA; LAISE GUERRA BARBOSA; JANETE RODRIGUES MATIAS; RENATA CONDURU RIBEIRO; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Title: Armazenamento de diferentes lotes de sementes de pereiro (Aspidosperma pyrifolium Mart.) e catingueira-verdadeira (Poincianella pyramidalis Tul.).
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Pages: p. 45-51.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
Language: pt_BR
Keywords: Catingueira-verdadeira
Poincianella pyramidalis
Pereiro
Natural resource.
Description: O pereiro (Aspidosperma pyrifolium Mart.) e a catingueira-verdadeira (Poincianella pyramidalis Tul.) são espécies endêmicas da Caatinga e têm grande importância ecológica neste ecossistema. Com este trabalho, objetivou-se avaliar a influência do armazenamento de diferentes lotes de sementes de pereiro e catingueira-verdadeira. As sementes foram coletadas, beneficiadas e caracterizadas quanto ao teor de água e armazenadas em sacos de pano em câmara fria a uma temperatura de 10 °C. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 X 2, (lote de sementes e tempo de armazenamento), com quatro repetições de 50 sementes, mantidas a 25 °C. As contagens foram realizadas diariamente e encerradas após 5 dias. Ao final do experimento, foram calculados porcentagem, tempo médio, velocidade média e índice de velocidade da germinação. Os dados foram submetidos à análise de variância e, as médias, comparadas pelo teste de Tukey (5%). As sementes de pereiro, quando armazenadas por 4 anos, perderam seu potencial germinativo, e sementes de catingueira-verdadeira conservaram seu poder germinativo mesmo que armazenadas por até 3 anos.
Thesagro: Recurso natural
Caatinga
Aspidosperma Pyrifolium
Germinação
Semente.
Data Created: 2014-01-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC253.pdf6.pdf60,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace