Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975017
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARBOSA, M. V. de N.
NASCIMENTO, R. de C.
NOGUEIRA, T. O.
FERREIRA, G. de O.
SANTOS, C. A. F.
ALENCAR, J. A. de
Additional Information: MARCOS VINICIUS DE NASCIMENTO BARBOSA; REJANE DE CARVALHO NASCIMENTO; THAIDES OLIVEIRA NOGUEIRA; GLEYCE DE OLIVEIRA FERREIRA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; JOSE ADALBERTO DE ALENCAR, CPATSA.
Title: Avaliação da resistência de populações e cultivares de cebola a Thrips tabaci.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
Language: pt_BR
Keywords: Variabilidade genética
Onion.
Description: Objetivou-se avaliar cultivares e populações de cebola quanto à resistência a Thrips tabaci, de forma a orientar trabalhos de melhoramento para resistência a essa praga, tendo em vista a redução do uso de agrotóxicos na cultura. Avaliaram-se sete populações (ciclos IV, V, VI, VII e VIII, resultantes de seleções recorrentes para resistência ao tripes no ciclo V da BRS Alfa São Francisco e ciclos VI e VII da BRS Alfa São Francisco) e as cultivares IPA-10 e IPA-11, nos campos experimentais de Bebedouro e Mandacaru. O delineamento foi de blocos ao acaso, com três repetições. A produção e o número de bulbos comerciais não apresentaram diferenças significativas. A relação da produção de bulbos comerciais/ bulbos totais variou entre 19,4% a 51,5%, com média de 34,3% no Campo Experimental de Mandacaru, e entre 70,6% a 86,4%, com média de 80,5% no Campo Experimental de Bebedouro. A produção comercial de bulbos no Campo Experimental de Bebedouro foi, em média, 8,27 vezes superior à produção de bulbos comerciais no Campo Experimental de Mandacaru. O grau de infestação pelo tripes foi considerado muito alto em todas as cultivares, variando entre 93% e 100%. A alta população da praga influenciou na redução da produtividade das cultivares e populações studadas, indicando ausência de resistência à praga.
Thesagro: Cebola
Allium Cepa
Praga
Tripes.
NAL Thesaurus: Thrips tabaci.
Data Created: 2014-01-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC253.pdf8.pdf57,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace