Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975236
Título: Custo de produção de mudas clonais de Café Arábica produzidas por embriogênese somática
Autoria: CARVALHO, C. H. S. de
PAIVA, A. C. SR.
SOUZA, D. S.
SILVA, E. Q.
CUSTÓDIO, A. A.
BORATO, P. B.
MARÇAL, G. A.
MARQUES, B. N.
Afiliação: CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC; ANA CAROLINA SR PAIVA, Fundação Procafé; DANIELLE SILVA SOUZA, Bolsista Consórcio Pesquisa Café; ELIZANI QUINTINO SILVA, Bosista Consórcio Pesquisa Café; ALINE APARECIDA CUSTÓDIO, Bolsista Consórcio Pesquisa Café; PALOMA BEQUIMA BORATO, Bolsista Consórcio Pesquisa Café; GABRIELLA ALVES MARÇAL, Bolsista Consórcio Pesquisa Café; BRUNA NASCIMENTO MARQUES, Bolsista INCT-Café.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Sustentabilidade e inclusão Social. Brasília, DF: Embrapa Café, 2013.
Conteúdo: A produção de mudas clonais de café pode ser feita de diferentes formas. Entretanto, a produção por embriogênese somática é a que tem despontado como a mais promissora. A embriogênese somática permite a produção de mudas em larga escala a partir de folhas usadas como explantes. Plantas obtidas por esse processo apresentam comportamento semelhante ao de plantas oriundas de sementes, não havendo limitação para a sua utilização comercial. A produção de mudas clonais de café é realizada em laboratórios de cultura de tecidos adaptados para a produção em escala industrial, denominados de biofábricas. Todavia, a produção de mudas clonais via embriogênese somática é uma técnica que ainda não foi explorada comercialmente no Brasil e não existe uma estimativa do custo de produção de mudas clonais de café arábica. Assim, o objetivo no presente trabalho foi calcular o custo de produção de mudas clonais de café em uma biofábrica de pequeno porte, tendo-se como base o protocolo desenvolvido pela Fundação Procafé/Embrapa Café, com a colaboração de pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento, CIRAD, França. Este trabalho apresenta também uma relação dos equipamentos e materiais necessários para a produção de mudas de café in vitro. O custo de produção de uma muda foi de R$0,97 para uma produção anual de 400.000 mudas, utilizando-se o plantio de embriões pré-germinados diretamente em tubetes. Caso a etapa de produção de plântulas em potes in vitro seja utilizada, o custo de produção passa a ser de R$1,34.
Thesagro: Propagação Vegetativa
Palavras-chave: Propagação in vitro
Mudas clonais
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Custodeproducaodemudas.pdf61,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace