Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975545
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUZA, C. C. B. de
CUNHA, J. B. de A.
NUNES, I. A.
SOUZA, L. S. B. de
SEIDO, S. L.
SANTOS, R. C. dos
GAVA, C. A. T.
MARTINS, L. M. V.
FERNANDES JUNIOR, P. I.
Informaçães Adicionais: CAMILA CAMPOS BARROS DE SOUZA; JUSSARA BARBOSA DE ALENCAR CUNHA; ISLANE ANDRADE NUNES; LAYANE SILVA BARBOSA DE SOUZA; SIRANDO LIMA SEIDO; ROSEANE CAVALCANTI DOS SANTOS; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; LINDETE MÍRIA VIEIRA MARTINS; PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA.
Título: Caracterização fenotípica de rizóbios isolados de guandu e amendoim cultivados em solos do Semiárido.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Páginas: p. 149-155.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Rizóbio
Fixação biológica de nitrogênio
Pigeonpea.
Peanut
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização fenotípica de bactérias isoladas de nódulos de plantas de amendoim e guandu cultivados em solos da região semiárida. Foi implantado um experimento em quatro tipos de solo; dois coletos em Petrolina, PE e dois, em Barbalha, CE, utilizados como substrato para o crescimento de dois genótipos de guandu e dois de amendoim como plantas-isca. As plantas foram cultivadas até o florescimento, quando o material foi coletado para o isolamento das bactérias. Foram selecionados aleatoriamente dez nódulos por planta, os quais foram desinfestados superficialmente e espremidos em placas de Petri contendo YMA. Após o período de incubação e o surgimento das culturas típicas de rizóbios, estas foram purificadas no mesmo meio. Foram obtidos 182 isolados de guandu e 83 de amendoim, dentre os quais as características de crescimento rápido e capacidade de acidificar o meio de cultura foram predominantes. Para o amendoim, não foram obtidas bactérias de crescimento lento e capazes de alcalinizar o meio de cultura, enquanto, para o guandu, foram obtidos 34 isolados com estas características. Estudos complementares estão sendo conduzidos com o intuito de avaliar a diversidade e a eficiência destes isolados.
Thesagro: Amendoim
Guandu
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SDC253.pdf19.pdf59,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace