Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976187
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, E. J. de
AUD, F. F.
MORALES, C. F. G.
SANTOS, V. da S.
KOTWISKI, F.
COSTA, V.
Additional Information: EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; FABIANA FERRAZ AUD, CNPMF; CINARA FERNANDA GARCIA MORALES, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; FABIANA KOTWISKI, Bahiamido; VANDERLEI COSTA, Bahiamido.
Title: Agrupamento não hierárquico de acessos de germoplasma de mandioca (Manihot esculenta Crantz) com base em características quantitativas.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: Os recursos genéticos de mandioca (Manihot esculenta Crantz) são utilizados como fonte de variação genética para incorporação de genes de elevado interesse agronômico em novas variedades de mandioca. Muitas características importantes ainda nem foram descobertas neste germoplasma, mas de maneira geral a busca por novos alelos para características tradicionalmente importantes no sistema de produção da mandioca como aquelas relacionadas ao aumento de produtividade, teor e qualidade de amido, resistência à seca, pragas e doenças ainda continua sendo uma linha de pesquisa extremamente importante como uma etapa que antecede o seu uso nos programas de melhoramento. O conhecimento da variação fenotípica do germoplasma de mandioca permite conhecer a real variabilidade genética, e subsidiar a seleção de parentais geneticamente divergentes, que poderão ser utilizados em intercruzamentos para se obter alto efeito heterótico e aumentar assim aumentar a probabilidade de recuperação de segregantes superiores em gerações avançadas. Embora diversos métodos estejam disponíveis para analisar a variação fenotípica, alguns métodos não hierárquicos como o k-means tem se destacado no agrupamento de genótipos especialmente quando há um grande conjunto de dados. Assim, o objetivo deste trabalho foi definir agrupamentos homogêneos de acessos de germoplasma de mandioca com base em características produtivas e de qualidade da raíz.
Thesagro: Mandioca
Germoplasma
NAL Thesaurus: Cassava
Plant breeding
Year: 2014-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGRUPAMENTONAOHIERARQUICOEDER142melhoram21395.pdf128,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace