Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976675
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, J. da S.
LEDO, C. A. da S.
ALVES, A. A. C.
COELHO FILHO, M. A.
BORGES, J. A.
Additional Information: JULIANA DA SILVA ALVES, IF BAIANO; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ALFREDO AUGUSTO CUNHA ALVES, CNPMF; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; JACQUELINE ALVES BORGES, UFRB.
Title: Características produtivas de genótipos de mandioca (Manihot esculenta Crantz) sob deficiência hídrica.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: A mandioca é cultivada de Norte ao Sul do País principalmente por pequenos agricultores que a utiliza como fonte de alimento e renda. Além de uso alimentar, estende sua utilização na indústria têxtil, indústria de papel, confecção de álcoois finos e as folhas podem ser utilizadas na alimentação animal e silagens (SIQUEIRA, 2008). Sob restrição de água no solo a mandioca acumula grande quantidade de ácido abscísico (ABA) nas folhas (ALVES e SETTER, 2004). Esse acúmulo de ABA ocorre simultaneamente com a redução do crescimento foliar, da taxa de transpiração, e com o fechamento dos estômatos (El-SHARKAWY et al.,1992; DUQUE, 2006). Quanto ao estádio fenológico, o período critico para a cultura da mandioca fica compreendido entre o primeiro e o quinto mês após o plantio, fase em que a planta inicia o desenvolvimento da parte área e seu aparato fotossintético (PEIXOTO et al., 1999) e também inicia-se o processo de tuberização. Nesta fase, a produção de raízes tuberosas pode reduzir entre 32 e 60% (CONNOR et al, 1981; ALVES, 2002). O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento de genótipos de mandioca em condições de deficiência hídrica com vistas a selecionar genótipos de mandioca com características de tolerância à seca.
Thesagro: Mandioca
Irrigação
Características agronômicas
NAL Thesaurus: Cassava
Irrigation
Agronomic traits
Data Created: 2014-01-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARACTERISTICASPRODUTIVAS125melhoram21459LEDO.pdf56,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace