Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976960
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVELAME, D. R.
dc.contributor.authorRAMALHO, E. V. B. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. J. de
dc.contributor.authorSANTOS, V. da S.
dc.contributor.authorFERREIRA, C. F.
dc.date.accessioned2025-10-29T18:49:08Z-
dc.date.available2025-10-29T18:49:08Z-
dc.date.created2014-01-21
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976960-
dc.descriptionA mandioca é uma das culturas de maior consumo alimentar em todo Brasil. O país é o terceiro maior produtor mundial de mandioca, cuja produção em 2011 foi de aproximadamente 25 milhões de toneladas cultivada em 1,7 milhões de ha (FAOSTAT, 2013). No Brasil, a região Nordeste se destaca entre as demais, com produção em torno de 8 milhões de toneladas (IBGE, 2013). Além do seu uso na indústria do amido e produção de farinha, a mandioca também é apreciada como fonte de carboidratos, com grande variabilidade genéti ca para a concentração dos nutrientes em suas raízes. Dentre esses nutrientes, os carotenoides, principalmente o beta-caroteno, são especialmente importantes por servirem como precursores da vitamina A. O teor desse componente pode variar de 4 a 10 g/g de raiz fresca em algumas raízes de coloração creme/amarela pertencentes a acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Mandioca (BAG-Mandioca) da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar a variabilidade genética entre acessos de mandioca contrastantes para coloração de raízes amarela e brancas, teores de matéria seca, produtividade e resistência a pragas por meio de marcadores SSR (Simple Sequence Repeats) para uso no melhoramento genético que visa ao desenvolvimento de raízes de mandioca com altos teores de beta-caroteno, bem como averiguar a capacidade desses marcadores de separar os genótipos em grupos com base nos teores de beta-caroteno.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMnadioca
dc.titleAnálise fenética de cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz) com altos teores de betacaroteno utilizando marcadores microssatélites.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroVariação genética
dc.subject.thesagroGene marcador
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroMutação
dc.subject.nalthesaurusCassava
dc.subject.nalthesaurusGenetic variation
dc.subject.nalthesaurusGenetic markers
dc.subject.nalthesaurusGenotype
dc.subject.nalthesaurusMutation
dc.format.extent25 p.
riaa.ainfo.id976960
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-29
dc.contributor.institutionDANILO ROCHA VELAME; EDÍMILLE VIVIAN BATISTA MENEZES RAMALHO; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
29835.pdf540,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace