Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977016
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, E. B.
SANTOS, K. C. F. dos
SOUZA, A. da S.
CARVALHO, M. de J. da S. de
MENDES, M. I. de S.
Additional Information: EMANUELA BARBOSA SANTOS, UFRB; KAREN CRISTINA FIALHO DOS SANTOS, CNPMF; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; MARIANE DE JESUS DA SILVA DE CARVALHO, UFRB; MARIA INÊS DE SOUZA MENDES, UFRB.
Title: Influência da interação de acessos e meios de cultura na micropropagação da mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: SBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Micropagação
Reprodução de plantas.
Description: A mandioca é considerada a quarta fonte mais importante de carboidratos nos trópicos, portanto de grande importância na alimentação humana e animal. Propagada vegetativamente a partir de manivas, a multiplicação em campo, além de muito lenta, pode disseminar várias doenças, principalmente as sistêmicas, o que pode diminuir a qualidade do material cultivado. A produção de material de plantio básico sadio e em números elevados é uma das grandes limitações para a expansão e produção de mandioca (SOUZA et al., 2008). A partir disso, diversas técnicas de cultura de tecidos têm sido desenvolvidas de maneira a superar as limitações encontradas pelo melhoramento convencional, destacando-se entre elas a micropropagação para a produção de material propagativo sadio. A microproagação também representa o resgate de variedades de importância regional por meio de sua limpeza e a conservação de uma parte importante de seu germoplasma (SOUZA et al., 2006a). A cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) apresenta grande variabilidade quanto à resposta morfogenética in vitro, em função do genótipo que pode ser diferenciado em demandas nutricionais e condições de cultivo distintas, necessitando de estudos específicos visando maximizar os processos de regeneração in vitro. Além disso, NAS E READ (2004) relatam que a composição química do meio de cultura tem um papel importante no sucesso da propagação de plantas in vitro. Quando a composição do meio de cultura não está adequada podem ocorrer desordens fisiológicas e até a morte do tecido vegetal. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a interação de acessos de mandioca e de meios de cultura em um processo de micropropagação.
Thesagro: Mandioca.
NAL Thesaurus: Cassava
Micropropagation
Plant breeding
Year: 2014-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFLUENCIADAINTERACAO086melhoram21613KAREN.pdf50,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace