Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977030
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENDES, M. I. de S.
SANTOS, K. C. F. dos
SOUZA, A. da S.
VIDAL, Á. M.
SOUZA, K. A. de
Additional Information: MARIA INÊS DE SOUZA MENDES, UFRB; KAREN CRISTINA FIALHO DOS SANTOS, CNPMF; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; ÁDILA MELO VIDAL, UFRB; KELLY ANSELMO DE SOUZA, UFRB.
Title: Influência do número de explante e do volume do meio de cultura na micropropagação da mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Micropopagation.
Repdorução vegetal
Description: A mandioca (Manihot esculenta) é uma planta com alto teor de carboidratos e apresenta relevante capacidade de produção e adaptação às condições climáticas. A cultura proporciona inúmeras alternativas de aproveitamento, tanto dentro da propriedade rural quanto na indústria, para obtenção de vários produtos (NASSAR; ORTIZ, 2007), sendo a maior parte de sua produção utilizada para consumo humano. Sua propagação é feita vegetativamente, a partir de estacas. No campo, esta propagação se dá de forma muito lenta e, várias doenças, principalmente as sistêmicas, podem ser transmitidas por meio de sucessivas gerações (OLIVEIRA et al., 2000). O cultivo in vitro e subsequente micropropagação é uma técnica atualmente bem estabelecida para diversas espécies e visa a propagação clonal, eliminação de vírus, conservação de germoplasma, entre outros (GRATTAPAGLIA; MACHADO, 1998). A mandioca pode ser multiplicada por micropropagação. Entretanto, algumas cultivares não respondem de modo satisfatório, apresentando taxas de multiplicação mais baixas, trazendo dessa forma, sérios problemas em trabalhos que necessitam de plantas para propagação no campo (CABRAL et al., 2000). Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo determinar condições adequadas para micropropagação de mandioca a partir da avaliação do volume do meio de cultura e do número de explantes que propiciem um melhor desenvolvimento das plantas in vitro.
Thesagro: Mandioca
Explante
Cultura in vitro
Tecido vegetal.
NAL Thesaurus: Cassava
Plant breeding
In vitro culture
Plant tissues.
Year: 2014-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFLUENCIADONUMERODEEXPLANTE085melhoram21612KAREN.pdf50,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace