Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977057
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, M. de J, da S. de
SOUZA, A. da S.
SANTOS, K. C. F. dos
MENDES, M. I. de S.
OLIVEIRA, E. J. de
Additional Information: MARIANE DE JESUS DA SILVA DE CARVALHO, UFRB; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; KAREN CRISTINA FIALHO DOS SANTOS, CNPMF; MARIA INÊS DE SOUZA MENDES, UFRB; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF.
Title: Efeito da Benzilaminopurina (Bap) na micropropagação da variedade curimenzinha (Bgm 611) de mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Fitohormonio
Phytohormones.
Description: A mandioca pode ser afetada por problemas que limitam ou inviabilizam seu desenvolvimento. Dentre os fatores que afetam essa cultura destacam-se os bióticos, como as podridões de raízes, a bacteriose e os ácaros, e os abióticos, especialmente a seca. Outro fator que interfere de forma marcante na produção de mandioca é a falta de material de plantio de qualidade genética e fitossanitária, já que seu sistema de propagação vegetativo, além da baixa taxa que apresenta, favorece o acúmulo e a transmissão de pragas e patógenos entre os ciclos de cultivo. Dessa forma, é fundamental o fornecimento de mudas sadias visando contornar essa situação. Nesse sentido, a biotecnologia surge como uma alternativa por meio da multiplicação in vitro de materiais livres de patógenos, sendo necessário, para isso, o estabelecimento de um protocolo de micropropagação do genótipo de interesse. Em qualquer sistema de micropropagação, os componentes do meio nutritivo são fundamentais para o estabelecimento de um protocolo eficiente de produção in vitro de plantas. Entre esses componentes, as auxinas e citocininas são as classes de reguladores de crescimento mais utilizadas no cultivo in vitro (CALDAS et al., 1998). Entre as citocininas comercialmente disponíveis, a 6-benzilaminopurina (BAP) é a que, em geral, apresenta melhores resultados, em concentrações que variam em função da espécie e do tipo de explante (GRATTAPAGLIA; MACHADO, 1998). Em vista dos aspectos abordados, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do BAP no comportamento in vitro da variedade Curimenzinha de mandioca (BGM 611).
Thesagro: Mandioca
Reprodução vegetal
Biotecnologia
Cultura in vitro
Cultura de tecido
Hormônio vegetal.
NAL Thesaurus: Cassava
Plant breeding
Micropropagation
Biotechnology
In vitro culture
Tissue culture
Plant hormones.
Year: 2014-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFEITODABENZILAMINOPURINA082melhoram21608ANTONIOSOUZA.pdf128,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace