Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977067
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, K. C. F. dos
SOUZA, A. da S.
SANTOS, E. B.
SILVEIRA, D. M. de S.
SOUZA, K. A. de
Additional Information: KAREN CRISTINA FIALHO DOS SANTOS, CNPMF; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; EMANUELA BARBOSA SANTOS, UFRB; DEYSE MARIA DE SOUZA SILVEIRA, UFRB; KELLY ANSELMO DE SOUZA, UFRB.
Title: Análise comportamental de um acesso de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em relação a dois tipos de meio de cultura e doses de um fertilizante solúvel comercial.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Mnadioca.
Description: A mandioca é uma cultura de grande importância nos trópicos, porque é um alimento de base prontamente disponível e com alto teor protéico (NASSAR et al., 2009). Como a mandioca convencionalmente é propagada de forma vegetativa ou assexuada, mediante segmentos do caule denominados de manivas-sementes ou apenas manivas, torna-se imprescindível que o material de plantio sofra uma rigorosa seleção, de forma que possa refletir na obtenção de plantas sadias, mais vigorosas e produtivas. No entanto, a multiplicação via manivas pode acumular pragas e patógenos, que associados a fatores ambientais, como clima e solo, podem afetar características como vigor, altura, teor de amido e produção de raízes, entre outras. Diante disso a produção de manivas sadias, partindo de materiais gerados pela micropropagação, constitui um importante procedimento na produção de materiais de plantio de qualidade. Mediante a micropropagação procura-se maximização da multiplicação de gemas, o que está estreitamente relacionado com o meio de cultura e a manipulação de seus componentes. A escolha do meio de cultura adequado é um fator relevante para a micropropagação devido ao importante papel que os componentes minerais desempenham no processo de regeneração. Além disso, visando melhorar o desenvolvimento vegetativo e radicular das plantas in vitro, diversos produtos tem sido estudados na micropropagação vegetal, sejam de natureza orgânica, como polpa de banana e água de coco ou mineral. O objetivo deste trabalho foi avaliar as diferentes concentrações de um fertilizante solúvel comercial, adicionado a dois tipos de meio de cultura, em relação a diversas variáveis e ao desenvolvimento das plantas de um acesso do Banco Ativo de Germoplasma in vitro de mandioca, o BGM 1660 (Aipim Brasil).
Thesagro: Fertilizante.
NAL Thesaurus: Cassava
Liquid fertilizers
Year: 2014-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANALISECOMPORTAMENTAL080melhoram21606KAREN.pdf190,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace