Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977112
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorZONETTI, P. DA C.
dc.contributor.authorSUZUKI, L. S.
dc.contributor.authorBONINI, E. A.
dc.contributor.authorFERRARESE, M. DE L. L.
dc.contributor.authorFERRARESE FILHO, O.
dc.date.accessioned2024-03-12T13:33:17Z-
dc.date.available2024-03-12T13:33:17Z-
dc.date.created2014-01-22
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationSemina: Ciencias Agrárias, v. 34, n. 2, p. 509-516, 2013.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977112-
dc.descriptionO estresse causado pela baixa temperatura, dentre outras implicações, afeta o crescimento do vegetal assim como o seu metabolismo secundário. Pelo fato da soja RR apresentar variante enzimática de uma das principais vias do metabolismo secundário, ligada à síntese de lignina, pode apresentar comportamento diferenciado, sob baixa temperatura, se comparada com sua linhagem parental. O objetivo deste trabalho foi investigar possíveis diferenças no crescimento e nos conteúdos de lignina nas raízes de soja cultivar transgênica resistente ao glifosato e cultivar parental em resposta a redução de temperatura. Após três dias de germinação das sementes, as plântulas foram mantidas em solução nutritiva, a 10, 15, 20 e 25°C (±2°C), com fotoperíodo de 12 horas. Após 96 horas, foi avaliado o comprimento relativo da raiz primária, biomassa fresca e seca das raízes e os teores de lignina. Os resultados mostram que a baixa temperatura promoveu redução no crescimento das plântulas e raízes. Dentre as cultivares em estudo, a soja transgênica apresentou maior comprimento relativo, biomassas e teores de lignina.(AU)
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstresse
dc.subjectFenilpropanóides
dc.titleRoot growth and lignification of glyphosate susceptible and resistant soybean at low temperatures.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroSoja
riaa.ainfo.id977112
riaa.ainfo.lastupdate2024-03-12
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p509
dc.contributor.institutionPATRICIA DA COSTA ZONETTI, UFPR; LETICIA SAYURI SUZUKI, CNPGL; EDICLEIA APARECIDA BONINI, CESUMAR; MARIA DE LOURDES LUCIO FERRARESE, UEM; OSVALDO FERRARESE FILHO, UEM.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Root-growth-and-lignification-of-glyphosate.pdf711.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace