Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977440
Título: Caracterização de clones de mandioca (Manihot esculenta Crantz) por meio de descritores morfológicos em Cândido Sales-Bahia.
Autoria: BRITO, C. L. L.
VIANA, A. E. S.
BARBOSA, G. M.
LOPES, S. C.
SANTOS, V. da S.
SILVA, V. A.
Afiliação: CARMEM LACERDA LEMOS BRITO, UESB; ANSELMO ELOY SILVEIRA VIANA, UESB; GREICE MARQUES BARBOSA, UESB; SANDRO CORREIA LOPES, UESB; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; VIRGIANE AMARAL SILVA, UESB.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) pertence à família Euphorbiaceae e suas raízes tuberosas, ricas em amido, são amplamente utilizadas na alimentação humana e animal, e como matéria-prima para a indústria. Segundo Albuquerque et al. (2009), a grande contribuição da mandioca reside, principalmente, na alimentação das populações de baixa renda, em que mais de 700 milhões de pessoas consomem em torno de 200 a 1.000 calorias diárias fornecidas por esta cultura. No Nordeste Brasileiro, a mandioca é o principal alimento para 60 milhões de pessoas (NASSAR et al., 2009). A mandioca é cultivada em todas as regiões brasileiras, com uma diversidade de variedades adaptadas a cada um desses diferentes biomas, conferindo à espécie uma grande diversidade genética (GALERA e VALLE, 2007). A grande diversidade genética apresentada pela cultura da mandioca é decorrente da seleção natural, o que origina continuamente uma infinidade de novos genótipos. A manutenção dessa diversidade ocorre boa parte em bancos de germoplasma, com o intuito de diminuir a erosão genética e sendo utilizadas diretamente como cultivares comerciais e para programas de melhoramento (GOMES et al., 2007). A necessidade de fomentar uma base de conhecimento sobre a caracterização morfológica dos clones de mandioca com maior especificidade regional reforça a necessidade de ensaios comparativos na região Sudoeste da Bahia. Um estudo analítico criterioso pode proporcionar uma seleção adequada de clones adaptados às condições ambientais específicas, pois a escolha correta da cultivar é um dos fatores do sistema de produção que mais contribui em aumento da produtividade da cultura, sem elevar os custos. Em virtude da interação genótipo x ambiente, dificilmente um genótipo se comportará de maneira semelhante em todas as regiões ecológicas (FUKUDA e SILVA, 2003). Desta forma, este trabalho teve como objetivo caracterizar morfologicamente quatro clones de mandioca cultivados nas condições edafoclimáticas de Cândido Sales-Bahia.
Thesagro: Mandioca
Anatomia vegetal
NAL Thesaurus: Cassava
Plant anatomy
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARACTERIZACAODECLONES152pratica21468VANDERLEI.pdf48,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace