Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977840
Título: Germinação de sementes de castanheira para produção de mudas.
Autoria: EVANGELISTA, J. S.
NEVES, E. de S.
AZEVEDO, V. R.
WADT, L. H. de O.
Afiliação: Joziane Silva Evangelista; Ezaquiel de Souza Neves, UFAC; Valéria Rigamonte Azevedo, IFAC; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBITI EMBRAPA ACRE, 1., 2013, Rio Branco, AC. Anais... Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2013.
Páginas: 7 p.
Conteúdo: A castanheira (Bertholletia excelsa) é uma espécie símbolo da Amazônia devido sua exuberante beleza e importância sócio-econômica, pela produção da castanha-do-brasil. A produção dessa castanha apreciada internacionalmente é oriunda quase que exclusivamente de castanhais nativos, os quais passam por constante ameaça devido ao desmatamento. Nesse cenário, castanhais cultivados podem ser uma alternativa para o reflorestamento de áreas degradadas, recomposição de reserva legal ou de cultivos em sistemas integrados de produção. Para isso, é necessário o plantio de mudas de elevada qualidade genética, proveniente de plantas matrizes previamente selecionadas. Apesar da produção de mudas de castanheira já estar bem descrito na literatura, ainda há problemas quanto à desuniformidade na emergência das sementes. Neste trabalho serão apresentados resultados de tempo de germinação de sementes de matrizes de castanheiras selecionadas devido sua elevada produção de frutos e a eficiência na produção das mudas.
Thesagro: Bertholletia Excelsa
Silvicultura
Reflorestamento
Palavras-chave: Castanheira
Produção de mudas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace