Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978558
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PASSOS, A. M. A. dos
TOWNSEND, C. R.
CIPRIANI, H. N.
GODINHO, V. de P. C.
BOTELHO, F. J. E.
MARCOLAN, A. L.
UTUMI, M. M.
Additional Information: ALEXANDRE MARTINS ABDAO DOS PASSOS, CPAF-RO; CLAUDIO RAMALHO TOWNSEND, CPAF-RO; HENRIQUE NERY CIPRIANI, CPAF-RO; VICENTE DE PAULO CAMPOS GODINHO, CPAF-RO; FREDERICO JOSE EVANGELISTA BOTELHO, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; MARLEY MARICO UTUMI, CPAF-RO.
Title: Unidade de Referência Tecnológica em iLPF como ferramenta de transferência de tecnologia para recuperação de pastagem degradada em Porto Velho, Rondônia.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO LEITE, 12.; WORKSHOP DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 12.; SIMPÓSIO DE SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE LEITEIRA, 13., 2013, Porto Velho. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: URT
Floresta Amazônica
Aléias
Recuperação de áreas degradadas.
Description: O sucesso dos sistemas iLPF está relacionado com a escolha de tecnologias apropriadas para as diferentes ecorregiões. A Embrapa e parceiros vêm desenvolvendo tecnologias correlatas ao iLPF que apresentam vantagens técnicas e financeiras em relação àquelas utilizadas pelos agricultores. Em razão da diversidade de sistemas iLPF, é primordial a formação e implementação de uma rede de informações técnico-científicas como principal elemento catalisador e propulsor do processo de inovação. Alguns condicionantes e estratégias são especialmente impactantes à transferência de conhecimentos e tecnologias (TT) nos projetos de iLPF, como é o caso da implementação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs). Em 2012, foi implantado uma URT, no campo experimental da Embrapa Rondônia em Porto Velho, com a utilização de lavouras de milho cultivadas em sistema Santa Fé, em consórcio com a braquiária Urochloa ruziziensis e U. brizantha cv Xaraés, em metade da área, com cada forrageira. A área foi subdividida com renques de eucaliptos implantados em consórcio com a lavoura de milho e as forrageiras. A URT em iLPF da Embrapa Rondônia na região amazônica abarca os objetivos de TT ao estabelecer exemplos de funcionamento dos sistemas de produção e das tecnologias mais adequadas às condições locais, favorecendo a adoção de novas técnicas, atitudes e (ou) comportamentos, fato que implica em mudanças na visão dos produtores rurais e sua relação com a produção.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2014-02-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
712.pdf144,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace