Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979269
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOPES, A. C.
OLIVA, A. B.
LIMA, L. dos S.
MONTEIRO, T. M. B.
COSTA, V. P.
MATOS, A. P. de
SCALCO, M. S.
CARVALHO, W. P. A. de
Additional Information: ANTONIO CAMPOS LOPES, ADAB; ANTONIO BERGEMANN OLIVA, ADAB; LUCIANO DOS SANTOS LIMA, ADAB; THAÍS MARIA BARBOSA MONTEIRO, ADAB; VINICIUS PINA COSTA, ADAB; ARISTOTELES PIRES DE MATOS, CNPMF; MYRIANE STELLA SCALCO, UFLA; WELLINGTON PEREIRA ALENCAR DE CARVALHO, UFLA.
Title: Os impactos ambientais da cultura do abacaxi no bioma caatinga: a região do Semi Árido Baiano - Itaberaba - Bahia.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DA CULTURA DO ABACAXI, 5., 2013, Palmas. Produção e qualidade com tecnologia e sustentabilidade: anais. Palmas: Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Pineapple.
Description: A cultura do abacaxi na região de Itaberaba tem sido um fator de desenvolvimento e diminuição das desigualdades sociais, entretanto o seu acentuado crescimento tem sido associado a fatores de degradação ambiental com perdas importantes para a fauna e flora local e o aumento das intoxicações por agrotóxicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar e quantificar os impactos ambientais ocasionados pela cultura do abacaxi no semiárido baiano, considerando os indicadores sócio-demográficos, a estrutura agrária dos estabelecimentos rurais, práticas de trabalhos relacionados ao uso de agrotóxicos e a intoxicação associada a seu uso, e o índice de desmatamento provocado pela ampliação de cultivo. A metodologia de avaliação utilizada foi à entrevista investigativa com o auxílio de um questionário semi estruturado e pesquisa de campo. As pesquisas concluíram que embora seja uma atividade muito importante do ponto de vista social e econômico para a região, ela possui um grande potencial de impacto ambiental, em razão da falta de informações das práticas culturais adotadas pelos produtores, tendo como principais efeitos: supressão de vegetação em larga escala, favorecendo os processos da erosão e a salinização do solo, além do uso indiscriminado de agrotóxicos, podendo ocasionar, a médio e longo prazo, um processo de desertificação na região, devendo ser adotadas providências imediatas com a finalidade de evitar esse desastre ambiental para a região.
Thesagro: Abacaxi
Agrotóxico
Poluição ambiental
Desmatamento
Impacto Ambiental
NAL Thesaurus: Ananas
Pesticides
Deforestation
Environmental Impact.
Data Created: 2014-02-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactosambientaisdaculturadoabacaxiCaatingaARISTOTELES.pdf221,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace