Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979643
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MIRANDA, J. P. H. V. de
CARVALHO, C. H. F. de
DUQUE, F. de A.
MOURA, D. A.
SOARES, J. P. G.
FERNANDES, F. D.
RAMOS, A. K. B.
MALAQUIAS, J. V.
Additional Information: JOÃO PAULO HORTA VIEIRA DE MIRANDA; CARLOS HENRIQUE FALCÃO DE CARVALHO; FELIPE DE AGUIAR DUQUE; DALILA ALVES MOURA; JOAO PAULO GUIMARAES SOARES, CPAC; FRANCISCO DUARTE FERNANDES, CPAC; ALLAN KARDEC BRAGA RAMOS, CPAC; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC.
Title: Produção de Biomassa e composição química de pastagens consorciadas de Brachiaria brizantha cv. Marandu com o Stylozanthes guianiensis cv. Bela sob manejo orgânico e convencional em Planaltina-DF.
Publisher: In: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 23., 2013, Foz do Iguaçu. Zootecnia do futuro: produção animal sustentável. Foz do Iguaçu: ABZ: Unioeste: UTFPR, 2013.
Pages: p. 2867-2869
Language: pt_BR
Notes: ZOOTEC 2013.
Keywords: Planaltina
Distrito Federal
Brasil
Description: Objetivou-se neste estudo identificar a produção de matéria seca (MS) e os teores de proteína bruta (PB) de pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu em consórcio com Stylosanthes Guianensis cv. Bela sob manejo orgânico e convencional. Para a correção do solo e adubação verde foi utilizado o calcário dolomítico, gesso agrícola e plantio da crotalária respectivamente para o manejo orgânico e convencional. No manejo convencional foi feita adubação nitrogenada, fosfatada e potássica com uréia, supertriplo e cloreto de potássio, respectivamente. No manejo orgânico, utilizou-se o termofosfato magnesiano e o termopotássio como fontes de fósforo e potássio, respectivamente. O delineamento experimental foi em Blocos Casualizados (DBC), com dois fatores e seis repetições, sendo feitos dois experimentos um em cada período (secas e águas). Para o consórcio, a produção de MS (kg.ha-1) no manejo convencional (3654,1; 9723,1 kg.ha-1) diferiu do orgânico (1596,7; 6214,5 kg.ha-1) no período das secas e das águas, respectivamente. No período seco os valores de PB foram superiores para o manejo orgânico (8,4%) em relação ao convencional (6,4%). A qualidade nutricional da pastagem consorciada sob manejo orgânico foi superior ao manejo convencional, no período seco e semelhante no período das águas, embora o manejo convencional apresentasse maior produtividade em ambos os períodos.
Thesagro: Adubação verde
Cerrado
Leguminosa
Leguminosa forrageira
Ecologia vegetal
Proteína
NAL Thesaurus: Green manures
Savannas
Legumes
Forage legumes
Agroecology
Crude protein
Data Created: 2014-02-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
33894.pdf372,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace