Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981040
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAUJO, D. M. de F.
MONTAGNER, D.
DAMASCENO, L. F.
Additional Information: DANIEL MARCOS DE FREITAS ARAUJO, CPAF-AP; DANIEL MONTAGNER, CPAF-AP; LEANDRO FERNANDES DAMASCENO, CPAF-AP.
Title: Utilização do resíduo de formol para formação da resina uréia-formaldeído através de uma reação de polimerização.
Publisher: In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE METODOLOGIAS E GESTÃO DE LABORATÓRIOS, 18.; SIMPÓSIO SOBRE PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS E A RASTREABILIDADE DOS RESULTADOS NA AGROPECUÁRIA, 5., 2013, Salvador. O mundo atrás da bancada: trabalhos apresentados. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Formol
Description: O formaldeído é de grande importância para a fixação de tecidos, tanto para anatomia e patologia quanto para estudos tanatológicos. No Laboratório de Sanidade de Organismos Aquáticos, da Embrapa Amapá, cada amostra de peixe conservada para posterior análise, consome em média 40 mL de formol diluído a 5%, variando conforme o tamanho do tecido animal. Nos últimos dois anos, foram acumulados em torno de 220 litros deste resíduo, sendo necessário o adequado tratamento e o descarte correto, devido a sua toxicidade e possíveis impactos ao meio ambiente. Neste trabalho relatamos um procedimento para transformação do resíduo contendo formol em um polímero composto por unidades de formaldeído e uréia, o chamado PUF Poli-(Uréia- Formaldeído). A resina formada a partir de tais compostos pode ser empregada como adesivos para madeira, acabamento de tecidos, peças moldadas e outros. O resíduo de formol foi submetido inicialmente a um tratamento com NaOH 10% e aquecido
Thesagro: Resina
Data Created: 2014-02-24
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2013Residuoformol.pdf401,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace